top of page

Confira 4 dicas infalíveis para manter a higiene bucal infantil



Manter a higiene bucal infantil é essencial para evitar que as crianças sofram com cáries e outras doenças ainda na infância. Pela falta devida de cuidados, é comum que crianças tenham cáries nos dentes de leite, o que pode ser um problema sério, dependendo da idade da criança.

Além disso, ensiná-las desde cedo a manter uma higiene bucal adequada vai ajudá-las a preservar esse hábito na idade adulta. Neste post, daremos dicas de como cuidar corretamente da saúde bucal de seus filhos. Confira!


1. Ensine a criança a escovar os dentes corretamente


Para manter a higiene bucal infantil em dia, é preciso que os pais ensinem aos seus filhos como escovar os dentes corretamente. Então, na hora de ensinar à criança a escovar os dentes, mostre que ela deve limpar toda a superfície dos dentes, pois a placa bacteriana fica aderida ao dente.

Ensine ao seu filho como fazer os movimentos corretos para limpar todos os dentes, inclusive os do fundo da boca, que são mais difíceis de serem alcançados. Se seu filho ainda precisa de sua ajuda para escovar os dentes, não esqueça da língua. Para fazer a limpeza das bochechas, faça movimentos circulares , sem pressão.


2. Use pastas infantis para alegrar a hora da escovação


Crianças podem ser resistentes a usar um creme dental para adultos, devido ao sabor desagradável. Para contornar a situação, compre pastas infantis, pois esses produtos são fabricados com determinados sabores, como morango e tutti-frutti e, por isso, agradam bastante aos pequenos.

Escovas de dente de bichinhos ou de personagens de desenhos animados também ajudarão a tornar a escovação mais leve e divertida. Mas lembre-se de comprar uma escova de cerdas bem macias para não machucar as gengivas da criança.


3. Fique perto da criança na hora da escovação


Mesmo que a criança já tenha autonomia para escovar os dentes sozinha, ela deve ser supervisionada pelos pais. Isso porque, até os 5 anos de idade, os pequenos costumam engolir a pasta dental, o que não é recomendado, principalmente se já usam o creme com flúor.

Além disso, crianças muito novas nem sempre conseguem fazer a higiene de forma adequada e, por isso, precisam que os pais fiquem por perto para orientá-las sobre como proceder.


4. Incentive a criança a escovar os dentes sempre após as refeições


Crianças comem muitos doces, balas e outras guloseimas que, apesar de serem deliciosos, causam muitos males aos dentes. Por isso, você deve instruir seus filhos a escovar os dentes sempre após as refeições, principalmente depois do consumo de doces.

Como você viu, cuidar da higiene bucal infantil não é tão difícil, mas é preciso que os pais tenham um pouco de paciência com os pequenos para ensiná-los a fazer uma escovação eficiente.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page