top of page

Educação para a saúde bucal: uma semente que garante o futuro de muitos sorrisos

– Tia, eu preciso escovar a língua também, não é mesmo?

– Tia, olha se estou passando certo o fio dental?

– O que acontece se eu dormir sem limpar os dentes?

– Quanto de pasta a gente usa na hora de escovar?


Sabe quando o coração transborda de alegria ao ver que, em solo fértil, as sementes da conscientização brotam rápido? Foi com esse sentimento que saímos da Casa Lar Rosalina Bahiense Moreira, do Instituto Vida, na Serra, na última semana.

A instituição abriga crianças de 04 a 16 anos, que aguardam pela adoção ou pelo retorno às suas famílias de origem, dependendo do caso. No último dia 17, nós visitamos o local para levar a ação “Queremos Ver o Seu Sorriso” – um ciclo de atividades didáticas que o Instituto Odontológico Serrano (IOS) preparou para ser realizado em instituições sociais, em comemoração ao nosso 3º ano de vida.


Nossas ações sociais envolvem sempre o princípio de que, em termos de saúde bucal, a adoção de hábitos simples pode evitar problemas complexos. Afinal, sabemos que, com escova, pasta, fio dental e orientação adequada, podemos evitar inúmeras complicações!


Entretanto, muitas vezes, nos deparamos com a resistência à mudança de hábitos e com barreiras comportamentais que impedem a adoção de novas atitudes. Temos noção de que, na grande maioria das vezes, esse é o ponto mais desafiador de uma ação de conscientização. Mas dessa vez foi diferente! Pensem em grupo receptivo, empenhado e feliz em aprender, cheio de curiosidade e de uma vontade genuína de fazer o seu melhor? Foi o que encontramos nessa turma de 20 meninas e meninos reunidos no local para participarem de nossa vivência.


Naquele dia, partimos do consultório munidos de slides didáticos, kits de higiene bucal para distribuição e uma programação montada com muito carinho para ser um dia recheado de diversão e brincadeiras educativas, que visam o despertar da consciência sobre a importância dos cuidados orais. Ao chegarmos lá, fomos recebidos por uma galerinha de olhinhos brilhantes, ávida por aprender e fazer o certo, cheia de perguntas interessadas e com muito ânimo para partir para as lições práticas!

Perante essas crianças, percebemos que, para quem a vida tão cedo já se apresentou tão dura e desafiadora, todas as oportunidades de sorrir são recebidas de braços abertos. Saímos de lá gratos por termos tido a oportunidade de proporcionar um dia cheio de sorrisos e, mais ainda, por sabermos que os mesmos poderão ecoar no futuro, graças à assimilação das lições aprendidas.


Vale ressaltar que doações de materiais de higiene são muito bem-vindas para instituição. Interessados em colaborar, podem entrar em contato conosco, nas clínicas IOS.


Nesta quarta-feira, dia 26, será a vez de levarmos a ação “Queremos Ver o Seu Sorriso” a Vitória. Vamos falar para as mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMV), mantido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos.


Dra Marlei Bonella,

Periodontista e Implantodontista

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page