Descubra já as causas mais comuns das manchas escuras nos dentes

Atualizado: 4 de mar. de 2020

Ter manchas escuras nos dentes é bastante incômodo, pois isso atrapalha muito a harmonia do sorriso. Além disso, ter um sorriso bonito é essencial para a nossa autoestima e para a qualidade de vida, já que pessoas que acham seus dentes feios têm vergonha de sorrir e podem ter dificuldade em ter bons relacionamentos.

Há diferentes tipos de manchas, que podem aparecer por diversos fatores. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura deste post!

Quais são os tipos de manchas nos dentes?

As manchas nos dentes podem ser extrínsecas — aparecem na parte externa dos dentes — ou intrínsecas — quando surgem na parte interna dos dentes. No caso das pigmentações escuras, elas surgem devido a fatores externos, que citaremos logo a seguir.

As manchas internas surgem, ainda, durante a formação dos dentes com alterações que afetam estrutura, esmalte e/ou dentina.

Para identificar alterações na coloração dos dentes basta ficar na frente do espelho e fazer uma análise da boca. Caso você veja alguma mancha, por menor que seja, não hesite em procurar um dentista.

Quais são as causas mais comuns de manchas escuras nos dentes?

As manchas escuras nos dentes podem aparecer por diversos fatores. A seguir, vamos citar os mais comuns. Vamos lá?

Cigarro

O cigarro é o verdadeiro vilão de um sorriso bonito e o principal responsável pelo aparecimento de manchas escuras nos dentes. Isso porque, no cigarro, há diversas substâncias nocivas, que agridem o esmalte e acumulam-se na superfície dentária.

Alimentos pigmentados

Alimentos e bebidas ricos em corantes, como molhos de tomate, vinhos, café, beterraba, açaí e diversas outras comidas, se consumidos em excesso, contribuem para o aparecimento de manchas nos dentes.

Claro que não é preciso abdicar desses alimentos, apenas consumi-los com moderação e manter uma boa escovação dental.

Traumas nos dentes

Traumas causados por pancadas também geram manchas nos dentes. Isso acontece quando o dente afetado passa por um sangramento interno, já que o sangue pode infiltrar nos tubulos dentinários. Dessa forma, o dente fraturado fica com uma aparência escurecida.

Quando o paciente sofre com esse tipo de trauma, deve fazer um acompanhamento com o dentista para saber se houve algum dano mais sério à estrutura dentária.

Antibióticos

O uso de antibióticos que contêm tetraciclina ou cloridrato de tetraciclina, utilizados no tratamento de infecções causadas por bactérias, também contribui para o aparecimento de manchas escuras nos dentes.

Isso quando ele é utilizado durante a gravidez e por crianças pequenas. No caso de crianças, inclusive, além de causar manchas nos dentes de leite, o uso prolongado de tetraciclina ainda prejudica a coloração dos dentes permanentes.

Flúor

Quando a criança ingere flúor em excesso até os 3 anos de idade, é comum que apareçam manchas esbranquiçadas ou escuras nos dentes. Esse problema é o que chamamos de fluorose dental. Quanto maior é a quantidade de flúor ingerida, maiores são os danos causados ao sorriso.

Acúmulo de placa bacteriana

A placa bacteriana é a principal causadora das doenças bucais mais comuns. Quando ela se acumula na superfície dentária, forma o calculo — que é uma massa escura que se acumula entre os dentes e as gengivas.

Além de prejudicar a estética do sorriso, o cálculo acumulado ainda causa doenças nas gengivas.

Como eliminar as manchas escuras nos dentes?

O tratamento para manchas depende das causas do problema. O clareamento dental é uma das principais opções de tratamento, pois devolve a cor natural dos dentes. Para casos mais delicados, o dentista faz um desgaste superficial no esmalte para remover a pigmentação escura.

Já em casos extremos, quando as duas técnicas citadas não funcionam, a melhor opção é recorrer as facetas de porcelana.

Então, se você sofre com manchas escuras nos dentes, procure uma clínica odontológica de qualidade para resolver o problema. O IOS Instituto Odontológico tem profissionais altamente capacitados, prontos para deixar seu sorriso lindo e brilhante.

Gostou do post e quer saber mais sobre os procedimentos oferecidos pela clínica? Entre em nosso site e confira os tratamentos disponíveis!