Qual o melhor tratamento para os dentes amarelados? Descubra aqui!

Ter os dentes amarelados é uma condição bastante comum, mas que incomoda a maior parte dos pacientes. Isso porque todos querem exibir um sorriso branco, pois a estética é um fator muito importante na sociedade atual.

Os dentes amarelados ficam sem vida e sem brilho, o que deixa a aparência da pessoa prejudicada. Mas felizmente, o problema tem tratamento, que varia de acordo com as causas.

Neste post, vamos citar algumas opções de tratamento para dentes amarelos, mas primeiro, vamos entender quais são as causas do problema.

Em que situações os dentes podem ficar amarelados?

Os dentes ficam amarelados por diversos fatores. Um deles está relacionado à idade — com processo natural de envelhecimento, o esmalte dentário sofre desgaste e os dentes ficam escurecidos.

O consumo de alimentos muito pigmentados aliado a uma higiene bucal deficiente também contribui com o problema. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e refrigerantes causam a corrosão do esmalte dentário, deixando o sorriso com uma coloração mais escura.

Pessoas que fumam muito também sofrem com o problema, pois as substâncias contidas no cigarro grudam nos dentes, alterando sua cor natural. O uso de alguns medicamentos e o tratamento endodôntico (de canal) também podem afetar a cor natural dos dentes.

Quais são as melhores opções de tratamento para dentes amarelados?

Há diversas opções para clarear os dentes amarelados e o tratamento depende das causas do problema. A seguir, vamos citar quais são elas!

Clareamento dental a laser

Aqui nas Clinicas IOS Odontologia nos temos o aparelho de laser para clareamento dos dentes que tem como vantagens clarear os dentes mais rápido e de forma igual, causando menos sensibilidade e danos aos tecidos gengivais, proporciona mais conforto para nossos pacientes.

Facetas de porcelana

Quando a causa dos dentes amarelados está relacionada ao envelhecimento, questões genéticas, dentes escurecidos por tratamentos endodônticos, ou ao uso de medicamentos, o clareamento por siso, muitas vezes não resolve. Nesses casos, as melhores opções são as facetas de porcelana e lentes de contato dental.

A técnica utilizada vai depender do grau de escurecimento dos dentes. As facetas são indicadas para correções de dentes escurecidos por fratura ou tratamento de canal, dentes em formatos de cone.

Resinas compostas

As resinas compostas também são utilizadas para tratar os dentes amarelados. Elas são indicadas para cobrir a parte do esmalte dentário que foi desgastado por algum motivo.

É um procedimento que tem uma boa qualidade estética, um custo mais acessível do que os laminados de porcelana. No entanto, se o paciente não cuidar de sua alimentação, hábitos e higiene bucal, a resina adquire manchas ao longo do tempo.

Abrasão superficial (peeling dental)

O peeling dental é um tratamento bem antigo, mas eficaz para remover manchas nos dentes. O procedimento consiste na aplicação de substâncias abrasivas para polir a superfície dentária para remover as impurezas que deixam o sorriso escurecido.

Existem formas de prevenir o problema?

A prevenção ainda é a melhor forma de lidar com essa questão. Então, para evitar que os dentes fiquem escurecidos, aposte em uma boa higiene bucal, evite consumir alimentos ricos em corantes e refrigerantes em excesso e abandone hábitos nocivos como o cigarro.

Dessa forma, você corre menos risco de ficar com os dentes amarelados. Além disso, mesmo que haja diversas opções de tratamento para o problema, apenas o dentista pode indicar o procedimento ideal para seu caso.

As informações deste post foram ricas e interessantes para você? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! O conteúdo pode ser útil para eles também.