top of page

Aplicação de flúor é rápida e eficaz para fortalecer os dentes e evitar cáries

Temos citado aqui no blog que, para pacientes considerados com risco alto ou moderado de desenvolver cáries, a terapia com flúor pode ser bastante benéfica. Com isso, muitas pessoas têm ficado curiosas sobre como são feitos esses procedimentos e sobre qual seria a diferença entre eles e o uso de pastas dentais ou enxaguantes com flúor, por exemplo.


Os produtos com flúor usados no consultório apresentam uma concentração muito mais alta do que os cremes dentais ou enxaguatórios bucais disponíveis em farmácias. São substâncias para uso estritamente profissional.





Para os tratamentos realizados em consultório, o flúor pode estar na forma de solução, gel, espuma ou verniz. O tipo e a técnica de aplicação irão variar conforme a melhor indicação para cada caso. Entretanto, esses tratamentos geralmente são bastante rápidos, exigindo apenas alguns minutos para a sua administração diretamente sobre os dentes.


A aplicação poderá ser feita por meio de moldeiras mantidas na boca por alguns segundos ou de forma pincelada, diretamente sobre as unidades dentárias a serem tratadas com a terapia. Após o tratamento, o paciente é orientado a não enxaguar a boca, comer ou beber por pelo menos 30 minutos, a fim de que os dentes absorvam completamente a substância.



A frequência com a qual a terapia com flúor é recomendada varia de acordo com o estado de saúde bucal do paciente, podendo obedecer a intervalos trimestrais, semestrais ou, até mesmo, anuais. Junto ao tratamento em consultório, o dentista poderá ainda prescrever medidas de reforço em casa, com uso de soluções ou géis fluoretados e soluções antibacterianas para bochechos.

Independentemente das terapias com flúor – que podem ser realizadas em consultórios ou prescritas pelo dentista para serem conduzidas em casa pelo paciente -, hoje em dia existe o consenso de que o uso de creme dental enriquecidos com essa substância é recomendável para todas as pessoas adultas. O uso constante desse tipo de produto configura-se numa importante medida de proteção contra as cáries.


Vale lembrar, entretanto, que a higiene bucal eficaz precisa ser diária e feita após todas as refeições, incluindo sempre o uso do fio ou fita dental antes da escovação. A escolha da escova ideal, com a orientação do dentista quanto às melhores técnicas de limpeza, assim como a troca trimestral desse acessório, compõem outros cuidados que podem fazer toda a diferença na prevenção da cárie, da doença periodontal e dos demais problemas bucais.


De forma complementar à higienização de rotina, as consultas e as terapias periodontais semestrais em consultório, complementam as medidas básicas de manutenção da saúde bucal.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page