Vantagens do clareamento dental a laser
Freepik
Disponível nas clínicas do Instituto Odontológico Serrano (IOS), em Vitória e Laranjeiras (Serra), o Bright Max Quattro é um equipamento de ponta que faz parte da mais nova geração de clareadores dentais a laser. Quem sonha com um sorriso mais claro e brilhante, conquistado de forma rápida e segura, deve prestar atenção nessa tecnologia.
Conforme explica a dentista Marlei Bonella, diretora clínica do IOS, o aparelho permite a aceleração das reações químicas envolvidas no processo de clareamento, potencializando a ação dos géis utilizados no procedimento.
“Os resultados são fantásticos. Digo isso tanto como especialista, quanto como paciente”, ressalta a dentista, que recentemente se submeteu a uma sessão de clareamento.
“O efeito foi imediato: sorriso mais branco e nenhum incômodo por sensibilidade nos dentes. Isso é tudo o que um paciente deseja! E é muito bom quando podemos atestar pela própria experiência a eficácia de um procedimento”, observa Marlei.
A responsável pelo clareamento dental da Dra. Marlei foi a dentista Nicoly Dalmásio. Ela explica que o primeiro passo antes da prescrição de um tratamento dessa natureza é avaliar as causas do escurecimento e/ou manchamento dental.
Os dentes podem se apresentar escurecidos, amarelados ou mesmo manchados por diversas causas, tais como: ação natural do tempo, fatores genéticos, presença de determinadas patologias, contato com determinados alimentos, bebidas, medicamentos, cigarros, etc.
“É fundamental que o profissional saiba diagnosticar adequadamente as alterações de cor nas unidades dentárias, para poder indicar o melhor procedimento a ser utilizado ou, até mesmo, a associação de uma ou mais técnicas”, ressalta Nicoly.
A especialista explica que os dentes naturais podem apresentar várias tonalidades (amarelado, acinzentado, amarronzado) e que um clareamento bem feito poderá alcançar até seis tons mais claros dentro do matiz natural do paciente. “O profissional responsável trabalha sempre com bom senso estético e com perspectivas realistas junto ao paciente”, ressalta.
O clareamento a laser é contraindicado apenas para pessoas com recessão gengival e para pessoas que tenham os dentes com sensibilidade extrema, pois, nesses indivíduos, o tratamento pode aumentar esse desconforto, mesmo que temporariamente.
Antes da realização do procedimento, é importante também que o paciente realize as restaurações que forem necessárias, assim como o tratamento de cáries, doença periodontal ou qualquer outra patologia existente. Vale lembrar ainda que o gel clareador atua sobre o esmalte dentário e não age sobre resinas, blocos e porcelanas.
“O mais importante é o paciente que sonha com um sorriso mais claro e expressivo passar sempre por uma criteriosa avaliação de um especialista e saber que a realização de qualquer tipo de clareamento só deve ser feita sob orientação do dentista. Isso é o que garantirá resultados realmente eficazes e seguros”, completa a Dra. Nicoly.
SAIBA MAIS SOBRE O CLAREAMENTO DENTAL A LASER
📷
– Como o Bright Max Quattro age nos clareamentos dentais?
Trata-se de uma fonte de luz de baixa potência, mas que é capaz de acelerar a ação dos géis de clareamento (produtos à base de peróxido de hidrogênio, que penetram no esmalte do dente, reagindo quimicamente com o pigmento) utilizados pelo dentista, tornando a sessão cada vez mais rápida, o tratamento mais eficaz e com menores chances de causar sensibilidade dentária.
– Quais são as vantagens de um procedimento como esse?
Resultados mais rápidos;
Menores chances de sensibilidade dentária após o procedimento, devido ao menor tempo de exposição ao produto químico;
Ação anti-inflamatória da luz emitida;
Menor tempo de privação de alimentos com poder corante, como café, refrigerante e vinho, por exemplo.
– Quantas sessões são necessárias para se notar os resultados?
É possível perceber a mudança já na primeira sessão de clareamento. Mas o número de sessões para um tratamento completo irá variar conforme a avaliação do caso pelo dentista.
– Então o tratamento dispensa medidas complementares em casa?
Depende da situação. Existe a possibilidade de tratamento exclusivamente em consultório. Nesse caso, utiliza-se um gel de alta concentração e geralmente são recomendadas a realização de pelo menos três sessões, com intervalo médio de 10 dias entre elas.
Outra possibilidade é conciliar o tratamento em consultório com a complementação de medidas adotadas em casa pelo paciente, sob orientação do dentista. Nesses casos, o especialista confecciona uma moldeira para uso do gel em menor concentração em casa pelo paciente, por um período de 30 a 45 dias, em média.
A escolha do tipo de tratamento irá depender da avaliação do quadro apresentado pelo paciente e do plano de trabalho acordado entre ele e o dentista.
– Quanto tempo dura uma sessão?
De 20 minutos a, no máximo, uma hora.
– Existe algum efeito colateral esperável?
O tratamento a laser apresenta menor incidência de sensibilidade após o clareamento dental. Mesmo assim, ela pode ocorrer. Nesses casos o sintoma é amenizado com o uso de dessensibilizantes e medicamentos, desaparecendo em poucos dias.
– Quem pode fazer esse tratamento?
O clareamento é contraindicado apenas para pessoas com recessão gengival e para quem tem dentes muito sensíveis. É importante uma criteriosa avaliação da saúde bucal antes da realização do procedimento.
– E quanto tempo dura os resultados?
Em média de dois a três anos, dos hábitos alimentares e dos seus cuidados de higiene e saúde bucal. Quem fuma ou bebe muito café ou vinho, por exemplo, pode voltar a ter os dentes escurecidos bem mais rapidamente.
– Existe restrição alimentar durante o tratamento?
Durante o clareamento, os dentes ficam mais porosos. Sendo assim, ficam mais suceptíveis à absorção de corantes. Por isso, recomenda-se evitar o consumo de alimentos como: café, chá, refrigerante, shoyu, ketchup, chocolate, vinho tinto, entre outros.
Comments