top of page

Saiba quais são os principais tipos de tratamento ortodôntico



Existem diversos procedimentos que visam corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Mas você conhece todos os tipos de tratamento ortodôntico? Saiba que eles melhoram a estética do sorriso do paciente e ajustam a mastigação, evitando problemas de saúde bucal.

Isso porque, dentes mal posicionados são mais difíceis de higienizar, o que contribui para o desenvolvimento de cáries e doenças nas gengivas.


Há tratamentos que podem ser feitos somente com o uso de aparelhos ou precisam ser complementados com cirurgia. Quer saber quais são? Então, continue a leitura deste post!


Aparelhos fixos

O uso dos aparelhos dentários fixos é bastante comum para a correção dos dentes. A técnica é eficaz e proporciona resultados muito satisfatórios. Eles são caracterizados pela presença de fios, bráquetes e bandas.


Além do modelo tradicional metálico, que hoje tem opções de cores para deixar o sorriso mais alegre, a ortodontia moderna dispõe de outros aparelhos, como o lingual e os estéticos de safira, porcelana e o autoligado.


Invisalign

Entre todos os tipos de tratamento ortodôntico, o Invisalign é o campeão no quesito discrição e conforto. O aparelho consiste em um conjunto de alinhadores confeccionados em acetato transparente e moldados de acordo com a arcada dentária do paciente.


Dessa forma, eles se encaixam perfeitamente na arcada dentária, o que torna seu uso praticamente imperceptível. O alinhamento dos dentes é promovido pela troca sequencial dos alinhadores, que deve ser feito pelo paciente, sob orientação do dentista, que dirá quando haverá cada troca.


O Invisaling é um tipo de aparelho móvel e deve ser retirado na hora das refeições e da higienização bucal.


Propulsores mandibulares

Os propulsores mandibulares não são muito conhecidos por pacientes. Esse tipo de tratamento tem o objetivo de estimular o crescimento da mandíbula ou da maxila.

Nesta técnica, o dentista pode indicar tanto aparelhos fixos quanto móveis, sendo que para crianças, o ideal é o modelo fixo.


Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática tem o objetivo de corrigir o posicionamento dos ossos maxilares, melhorar a estética do sorriso e as funções mastigatórias do paciente.


Para que os resultados sejam mais efetivos, o tratamento é combinado com o uso do aparelho ortodôntico, o que pode ser feito antes ou depois da cirurgia, isso dependerá do caso e das indicações do dentista. Algumas vezes, a cirurgia pode ser feita ao mesmo tempo em que o paciente usa o aparelho.


A cirurgia é feita com anestesia geral e o paciente precisa ficar internado. O pós-operatório dura, em média, um mês e é necessário ficar de repouso nesse período.


Como vimos, há vários tipos de tratamento ortodôntico, desde os mais simples até os de maior complexidade. Os procedimentos são indicados para quem tem dentes tortos, problemas na mordida, assimetria facial, entre outros. Vale ressaltar que apenas o dentista pode indicar o tratamento e a melhor opção para cada caso.


Gostou do post e quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados à ortodontia e saúde bucal? Então, curta nossa página no Facebook e receba todas as novidades no seu feed.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page