Sorrisos e exemplos nos marcam para sempre!

Na última semana, vivi em família alguns momentos que me levaram a fazer diversas reflexões sobre a vida, e que me trouxeram também algumas conclusões como profissional. No último dia 19, meu avô, Vergílio Bonella completou 100 anos de idade! Em meio à enorme alegria e ao sentimento de pura gratidão, me pus a pensar em algumas questões que gostaria de dividir aqui com vocês, nesta ocasião em que é comemorado também o Dia dos Avós (26 de julho).



A primeira reflexão é sobre o quanto devemos estar atentos para que o corre-corre do dia a dia não seja motivo para negligenciarmos o zelo com a saúde e a qualidade de vida dos nossos entes queridos em idade avançada. Equivocadamente, muita gente pensa que um sorriso completo e saudável na maturidade é algo que pode ficar para o segundo plano.


Mas, vendo a vida longa e ativa do vovô Vergílio, não posso deixar de pensar o quanto os cuidados de saúde bucal fazem a diferença! Até muito pouco tempo, ele ainda se aventurava a sair para pescar com o meu tio Wanderley e, até hoje, nada o faz mais alegre do que os momentos de confraternização, rodeado pela grande família.



Vovô Vergilio Rodeado pelos filhos, netos e bisnetos


Nos consultórios de Odontologia, quantas vezes não descobrimos idosos que perderam a alegria do convívio social e, até mesmo, o ânimo para se alimentar, devido a pequenos problemas dentários negligenciados com o passar dos anos. É claro que essa NÃO é e nem poderia ser a história de vovô Vergílio, que além de contar com uma neta dentista, tem filhas superatentas e vigilantes para essas questões!


Mas se hoje eu sou essa pessoa engajada na conscientização da saúde bucal como um caminho para ganhos na qualidade de vida, o vovô Vergílio tem muito a ver com isso. A sua trajetória na área da Educação e a sua perseverança para fazer as coisas acontecerem são grandes inspirações. E, para mim, pessoalmente, ele sempre foi mais que um avô. Foi uma verdadeira figura paterna. Temos uma ligação especial, que seguirá comigo por toda a vida. Cresci testemunhando o seu engajamento e contando sempre com o seu apoio para seguir adiante, sem desistir jamais!




Vovô Vergílio Bonella tem uma história marcante como educador. Foi graças à sua obstinação que a cidade de Vila Valério, no Norte do Estado, ganhou a sua primeira escola.


Nascido em Nova Mantua, distrito de Alfredo Chaves, interior do ES, ele foi levado aos 7 anos para o Colégio Salesiano em Jaciguá, onde foi preparado para ir para o seminário em São Paulo – estamos falando da década de 1920 e naquela época ainda era comum as famílias elegerem um filho para seguir a vida como religioso, sem levar muito em conta se havia ou não vocação. Mas a experiência de se distanciar de casa em tão tenra idade e de enfrentar uma formação rígida, em vez de trazer frustração, plantou nele um profunda noção sobre a importância da Educação e do incentivo aos jovens!


Depois de terminar o Ensino Médio (Segundo Grau, como era chamado na altura) e de deixar o seminário para retornar à sua terra-natal, ele conhece a sua futura esposa, a jovem Maria. Mais tarde, já casado e trabalhando como meeiro, cultivando a terra em Marilândia, ele ouve falar em um lugarejo chamado Vila Valério, que estava começando a crescer e onde teria oportunidade de ter a sua própria terra para cultivar. Cheio de fé e vontade de prosperar, ele se muda então novamente com a família. Mas, quando os filhos começaram a crescer, vem o desafio: cadê escola para as crianças?


Vejam então o espírito obstinado deste homem: por iniciativa própria, ele reúne a comunidade e propõe a construção de uma escola. Ele, com a escolaridade que tinha, seria o professor das crianças, trabalhando voluntariamente. E assim o projeto seguiu, até que, anos depois, o Estado finalmente assume a escola, mantendo-o como diretor.


Nas minhas mais remotas memórias, tenho a visão de um homem sempre ativo e perseguindo propósitos que beneficiassem a comunidade. Promovia sempre festas na escola com o intuito de arrecadar fundos para obras diversas e não sossegou até ver concretizado o sonho da cidade ter a sua própria banda marcial. Esmerava-se como ninguém nas preparações dos desfiles de 7 de Setembro em Vila Valério. Cresci vendo pistãos, cornetas, tambores pela casa. Era uma festa preparada com muita alegria por uma figura muito ativa e, ao mesmo tempo, muito carinhosa e incentivadora.


Se hoje não abro mão do voluntariado, se tenho esse profundo respeito pela maturidade e, ao mesmo tempo, o sentimento de que não podemos nos descuidar de plantar sementes de educação e conscientização entre os mais jovens, tudo isso vem desse exemplo que sempre tive em casa. Seus valores, suas posturas influenciaram diretamente nas minhas escolhas na vida, no quanto valorizo a família e os amigos, e no quanto penso que, acima de tudo, precisamos ser verdadeiros com aquilo que acreditamos, mesmo que às vezes seja difícil e haja muitos obstáculos.


No ano passado, aos 99 anos, já adoentado, mas ainda lúcido, ele me saiu com mais uma daquelas lições que tocam fundo o coração da gente. Era uma quinta-feira de manhã, nós havíamos acabado de tomar café, eu estava apressada para ir trabalhar, mas meu filho, então com 1 ano e meio, chorava copiosamente. Vovô vira-se então para mim e diz: “pode ir trabalhar tranquila, que eu ajudo a olhar o Leonardo!”



Vovô e meu filho Leonardo, na época com pouco mais de 1 aninho

Esse carinho que ele sempre teve com todos, essa noção de que nos ajudando mutuamente, com grande espírito de comunidade e solidariedade é que nos faz avançar e, ao mesmo tempo, o incentivo que ele sempre nos deu para estudarmos e seguirmos em frente com as nossas escolhas, é algo único da personalidade de Seu Vergílio Bonella! Mas é também algo que certamente ecoa nos corações dos seus oito filhos, 30 netos, 48 bisnetos e um tataraneto. Em honra de sua história, tudo que espero é que saibamos seguir adiante, cultivando essas sementes do bem e contribuindo para aumentar as correntes que propiciam a união de forças e o crescimento em conjunto.

Muito obrigada por fazer da sua trajetória de vida um grande exemplo para todos nós, vovô Vergílio!


Marlei Bonella, Periodontista e Implantodontista



MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

Ligue para o IOS!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco