top of page

Sensibilidade dentária tem tratamento


Freepik


Apesar de não ser uma patologia, a sensibilidade nos dentes é uma característica relacionada a fatores genéticos e ambientais que aflige muita gente. Existem diversas medidas que podem e devem ser tomadas para amenizar o problema.


O ponto de partida é passar pela avaliação de um periodontista para que sejam investigadas as causas da sensibilidade, que podem ser as mais diversas.


A sensibilidade dentária (ou sensibilidade dentinária) geralmente se manifesta na idade adulta, em pessoas de ambos os sexos, entre os 20 e os 50 anos de idade. Mas ela também pode ocorrer em crianças e em pessoas com idade avançada, sendo que alguns fatores externos podem contribuir para desencadear ou agravar o problema.


O quadro é caracterizado pelo desgaste da superfície do esmalte dos dentes. Além da predisposição genética, fatores como alimentação, uso de determinadas medicações, tabagismo, técnicas de higienização inadequadas e até mesmo alguns tratamentos dentários, podem levar à sensibilização dos dentes.


Para quem tem essa propensão, o contato de substâncias ácidas diretamente na região com sensibilidade, costuma ser um gatilho para o surgimento dos incômodos, da mesma forma que alimentos ou bebidas muito quentes ou muito frios.


Por isso, além de procurar ingerir líquidos e sólidos em temperatura amena (o que também protege as mucosas da boca, da garganta e a língua), alguns alimentos devem ser ingeridos com especial cuidado, como vinagre, suco de limão, laranja, abacaxi, etc.


Com tantas restrições, a qualidade de vida desses pacientes e até mesmo as suas relações sociais podem ficar comprometidas. O devido acompanhamento odontológico faz toda a diferença nesses casos.


VEJAMOS ALGUMAS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO EM CONSULTÓRIO PARA COMBATER A SENSIBILIDADE DENTÁRIA:


– Aplicação de verniz de flúor em dentes com áreas de raiz expostas, para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;

– Aplicação de flúor gel na região , durante 2 a 3 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;

Sob orientação do dentista, outras medidas importantes que devem ser adotadas em casa são:

– Uso de pastas dentais específicas para quem tem dentes sensíveis (geralmente eles têm maior concentração de flúor, ajudando a fortalecer o esmalte dentário);

– Uso de escovas de cerdas macias e adoção de técnicas específicas de escovação para garantir uma limpeza eficaz sem agredir os dentes e as gengivas.


É importante ressaltar também que, em pessoas adultas, a causa mais comum da sensibilidade é a exposição da raiz dos dentes, devido à recessão da gengiva (que também pode ocorrer por várias razões, como traumas na escovação, doença periodontal, tratamento ortodôntico, etc.).

Em alguns desses casos, é possível também recorrer a técnicas de enxerto gengival. Trata-se de uma cirurgia simples, feita pelo periodontista. O procedimento pode melhorar muito determinados casos de recessão gengival, contornando também o problema da sensibilidade nessas unidades dentárias – além de deixar o sorriso mais harmônico.


OUTRAS CAUSAS DA SENSIBILIDADE DENTINÁRIA

  • Uso de creme dental muito abrasivo;

  • Escovação incorreta e/ou quantidade exagerada de escovações (mais de 3 vezes ao dia);

  • Gengivite/doença periodontal, que pode causar recessão gengival;

  • Recessão gengival devido à idade, escovação inadequada, mau posicionamento dos dentes ou respiração bucal;

  • Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;

  • Bruxismo;

  • Dente fissurado ou fraturado, com exposição da dentina;

  • Clareamentos caseiros;

  • Clareamentos em pessoas que já têm essa predisposição;

  • Colocação de aparelhos ortodônticos;

Identificar e contornar os fatores que levam à sensibilidade dentária e realizar um tratamento eficaz é algo que pode mudar a sua qualidade de vida, além de proteger a sua saúde bucal. Converse com o seu dentista a esse respeito.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page