top of page

Por que você precisa fazer um check-up odontológico preventivo? Saiba aqui!



Da mesma forma como precisamos realizar exames periódicos para observar nossa saúde, é necessário irmos ao dentista fazer um check up odontológico. Por meio dele observamos se os dentes e tecidos bucais estão saudáveis, além de realizar algumas medidas preventivas para evitar problemas no futuro.


No check up odontológico o especialista analisa toda a condição de saúde da sua boca para identificar como está a higiene bucal do paciente, avalia e da o diagnostico se ha cárie, inflamações nas gengivas e mais serio ainda, lesões pre cancerosas. O exame check-up odontológico auxilia no plano do tratamento, pois nesse exame ha um aumento das imagens 70 X mais, ajudando a identificar pontos muitas vezes não visto a olho nu.


Apesar da recomendação de realizar o check-up periodicamente, há quem negligencie esse cuidado principalmente porque desconhece a real importância que ele tem. Nós preparamos este artigo justamente para explicar por que você não deve faltar nas visitas de rotina ao dentista. Acompanhe!


Por que o check-up odontológico é importante?


Quando se trata de saúde, o ideal é trabalharmos sempre na linha da prevenção. Ou seja, não precisamos esperar que os problemas se manifestem para então procurar um médico, e o mesmo se dá com a nossa boca.


Há quem acredite que o dentista deve ser procurado somente quando uma dor de dente se manifesta, ou qualquer outro tipo de incômodo. No entanto, o recomendado é que seja feito um check-up odontológico periodicamente, justamente porque quando os sintomas se manifestam isso significa que alguma doença já se instalou.


Passar por essas consultas de rotina além de evitar complicações minimiza a necessidade de fazer tratamentos muito complexos. Aliás, essa é uma das questões que leva à recusa de muita gente para fazer tratamentos odontológicos.


Afinal, quando deixamos os problemas se agravarem, para revertê-los pode ser um pouco mais complicado, e traumático para quem já não gosta de dentista. Sendo assim, quanto mais visitamos esse profissional, melhor, porque não permitimos que a saúde bucal chegue a estado crítico para então iniciar um tratamento.


A seguir, listamos algumas das funções do check-up odontológico e os benefícios que elas proporcionam. Confira.


Previne doenças bucais


No check-up odontológico o dentista avalia as características do seu paciente e também observa como ele faz a higiene bucal, além de hábitos que cultiva.


Trata os problemas no início


Uma pequena trinca no esmalte, um pontinho escuro no dente, uma cárie inicial, um sangramento gengival e outros sintomas sutis indicam problemas ainda no início. Durante o check-up odontológico o dentista identifica essas condições e trata, evitando que o quadro se agrave

Durante o check-up preventivo, o mais comum é que o profissional encontre pequenas irregularidades nos dentes e inflamações gengivais dos pacientes. Algumas delas são cáries em estágio inicial ou falhas, infiltrações em restaurações já bastante antigas.


Contudo, doenças mais graves também podem ser prevenidas. Inflamações, infiltrações na raiz e lesões são facilmente identificadas e encaminhadas para tratamento. Além disso, o câncer de boca pode ser diagnosticado no princípio e contornado com maior chance de cura.


Preserva a estética do sorriso


Todo problema bucal acaba afetando a estética do sorriso, e um bom exemplo disso é o cálculo dentário. Assim, as visitas periódicas ao dentista também ajudam a manter os dentes sempre bonitos, pois eles estarão bem cuidados, sem acúmulo de resíduos e com a sua tonalidade natural preservada.


Qual é a periodicidade ideal para fazer esse check-up?


Não se preocupe, porque embora o check up odontológico seja importante isso não significa que você precisa estar todo mês no consultório do dentista. A recomendação para quem tem saúde bucal equilibrada é passar por uma consulta de manutenção periodontal a cada 6 meses, e o check up poderá ser realizado um vez ao ano, exceto quando no momento dessas manutenções, seja observada alguma alteração nos dentes ou gengivas.


Apenas pacientes com alguma condição especial, aqueles que fazem acompanhamento ou usam aparelho ortodôntico, por exemplo, podem precisar passar por consultas em menos tempo. Mas o dentista recomendará a periodicidade ideal para eles.


Quando for agendar o seu check-up odontológico lembre-se de optar por uma boa clínica e profissionais experientes. Assim você terá a certeza de que seus dentes serão cuidados da forma certa, a fim de realmente prevenir os problemas bucais e mantendo seu sorriso sempre belo e saudável.


Há quanto tempo você já não vai ao dentista? Não está na hora de fazer um novo check-up? Entre em contato conosco e agende uma avaliação com nossos profissionais!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page