top of page

Cuidados com a saúde bucal: o passo a passo para o sorriso perfeito

Atualizado: 17 de ago. de 2019




Seria excelente se, para cada dente quebrado, cariado ou com sensibilidade, existisse outro de reserva. Porém, lamentavelmente, não é bem assim. Após a queda dos 20 dentes de leite, temos que nos virar com os 32 dentes permanentes que fazem parte da nossa dentição, o que demanda alguns cuidados com a saúde bucal.

Em geral, a troca dos dentes acaba no início da adolescência. Aqueles que demoram um pouco mais são os terceiro molares (sisos ou dentes do juízo), que erupcionam quando temos entre os 16 e 18 anos de idade. Além disso, todos eles devem ser bem conservados para evitar doenças (cárie, gengivite e periodontite) e a perda dos dentes.

Dessa forma, você garante um sorriso mais bonito e desperta autoconfiança para o seu sucesso pessoal e profissional.

Pensando nisso, reunimos um passo a passo dos cuidados com a saúde bucal que você precisa tomar para dispor de uma melhor qualidade de vida. Boa leitura!


Mantenha os cuidados diários de higienização bucal


Uma boa escovação após as principais refeições (desjejum, almoço e jantar) é fundamental. A higienização dos dentes diariamente, não só gera uma boa saúde física e mental, como, também, ajuda a aumentar a autoestima.


A escovação correta é muito importante para que a boca fique sempre limpa e fresca. Veja como fazer corretamente:


  1. Inicie com o fio dental, e deslize-o nas superfícies interproximais de todos os dentes. (Superfícies em contato entre um dente e o outro), entrando no sulco gengival (junção entre os dentes com a gengiva).

  2. Comece a escovação pela face vestibular dos dentes superiores (área externa da arcada dentária, que fica entre as bochechas) , depois, escove as superfícies na parte de trás dos dentes, que ficam próximas do palato (céu da boca) , e por fim, escove a face oclusal (a face que apresenta sucos e fissuras nos dentes posteriores), ou seja, a face que se dá a mastigação.

  3. Da mesma forma, passe agora para os dentes inferiores, sendo que a parte de trás estará em contato com a linguá, na região inferior.

  4. Para garantir um hálito puro, escove também a língua, local onde muitos resíduos e bactérias ficam acumulados.

  5. Por fim, faça bochechos com um antisséptico bucal.


Troque sua escova regularmente


Muita gente não sabe, mas a durabilidade de uma escova é de, no máximo, dois meses. Isso porque a utilização diária desgasta as cerdas, reduzindo sua eficiência de limpeza.

Contudo, não é só isso: a umidade presente nesse acessório é bastante propícia para a proliferação de fungos e micróbios que prejudicam a saúde da boca. Por essa razão, é preciso trocar a escova por uma nova a cada 60 dias.


Use o bochecho para evitar manchas nos dentes


A maior causa de escurecimentos e manchas é o consumo de alimentos com níveis exagerados de pigmentação (açaí, café, chá-preto, vinho) ou muito ácidos (frutas cítricas, refrigerantes).


É impossível evitar todos eles, mas há um procedimento simples para superar esse problema: basta fazer bochechos com água antes das escovações, a fim de remover o acúmulo desses resíduos e facilitar a limpeza. Esse hábito também evita que a acidez danifique o esmalte da dentição por meio da fricção da escova.


Vá ao seu dentista sempre que puder


Nos dias atuais, graças à facilidade de buscar informações, muitas pessoas têm total consciência da importância da prevenção de doenças para seu bem-estar. Quando as consultas periódicas de manutenção bucal (que devem ser feitas a cada seis meses) são seguidas à risca, você evita cáries e doenças gengivais.


Portanto, visite seu dentista regularmente. No consultório, ele fará uma avaliação clinica completa da sua boca — verificando se há alterações ou não — podendo nesse momento tomar providências para solucionar o seu problema, além de dar instruções sobre os melhores cuidados para manter o seu sorriso sempre bonito e saudável.

Essas visitas fazem com que tratamentos mais complicados não sejam necessários, bem como evitam surpresas desagradáveis, como dores severas no fim semana.


Dessa forma, esperamos que esse post sobre cuidados com a saúde bucal possa ter contribuído para seus conhecimentos sobre o assunto. Sendo assim, para garantir que o seu sorriso seja sempre atraente e bem cuidado, transforme as dicas mencionadas acima em hábito.


Vale mencionar que o Dia da Saúde e Nutrição (31/03) já passou recentemente, porém, manter uma alimentação saudável — consumindo menos produtos industrializados e optando por alimentos orgânicos e sem conservantes — é essencial para garantir a saúde do corpo e dos dentes.


E, então, gostou deste conteúdo? Se você deseja fazer perguntas sobre o tema ou quer complementar algo, utilize o campo de comentários abaixo e sinta à vontade para tirar qualquer dúvida.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page