top of page

Cuidar da saúde bucal exige olhar ampliado e apoio ao paciente



Inúmeras vezes, o paciente tem consciência de que precisa procurar um dentista, mas fica na dúvida sobre qual especialista procurar. Na verdade, cabe a todos os profissionais de Odontologia, o entendimento de que a boca é um importante sistema, que faz parte de um todo que é o organismo e que, por isso, ela merece sempre um olhar mais amplo e, sempre que for o caso, uma abordagem multidisciplinar.


As especialidades odontológicas se complementam e é fundamental que elas trabalhem juntas, para o bem do paciente e para total sucesso dos tratamentos.

“No IOS, é assim que atuamos”, enfatiza a diretora clínica Marlei Bonella. “Nosso compromisso é o de ser um centro de referência em saúde bucal e soluções em Odontologia. Sabemos que isso não se alcança se os problemas do paciente forem vistos de forma isolada, mas sim de uma maneira multi e interdisciplinar, onde as expertises se complementam para dar o melhor para o paciente, tanto em termos de estética quanto de funcionalidade”, prossegue.


Segundo a dentista, um paciente que chega com uma cárie, por exemplo, vai ter aquele problema pontual resolvido. Mas é importante que ele passe também por uma avaliação geral do seu estado de saúde bucal – e não só do dente que dói.

“Alguém que tem uma cárie já ao ponto de doer, tem grandes chances de apresentar também problemas gengivais, oriundos do acúmulo de placa bacteriana. Isso não pode passar batido, pois pode não incomodar a pessoa hoje, mas vai trazer novas complicações amanhã ou depois”, assegura a dentista, que é especialista em Periodontia e Implantodontia.


O mesmo ocorre com pacientes que visem a colocação de próteses, implantes ou tratamentos ortodônticos. “Conhecer o estado das gengivas e entrar com as terapias periodontais são medidas complementares essenciais em tratamentos de diversas especialidades, como os endodônticos (canal), os ortodônticos e, até mesmo, nos que visam somente a questão estética, como um clareamento ou colocação de facetas”, explica.


Da mesma forma, as correções ortodônticas muitas vezes são necessárias antes de determinados procedimentos, assim como os tratamentos de canal. Já as abordagens do campo da Odontologia Estética são sempre muito bem-vindas para a finalização de tratamentos complexos de reabilitação de sorrisos, por exemplo. “As especialidades sempre conversam e se complementam”, enfatiza a diretora do IOS.


Por isso, na clínica, uma consulta de avaliação é sempre um processo completo de análise e diagnóstico da saúde bucal.


“Muitas pessoas acham que a avaliação feita pelo dentista é simplesmente um orçamento para saber quanto vai custar o tratamento propriamente dito. Mas aqui nós já começamos a tratar do paciente desde o momento que ele entra na nossa clínica. Primeiro, conversamos com o paciente para saber da sua história, suas queixas e suas expectativas em relação ao tratamento. Entendemos que uma avaliação ampla, criteriosa e atenta é um ponto de partida indispensável em qualquer plano de tratamento que venha a ser desenvolvido”, explica a dentista.


COMO SÃO AS CONSULTAS NO IOS

– Uma consulta no IOS sempre inclui uma cuidadosa anamnese para coleta dos dados e indicadores gerais sobre a saúde global do paciente;

– A observação atenta dos dentes e das gengivas, a fim de detectar a presença ou os indícios de cáries, de doença periodontal e de outras patologias no campo da Odontologia Geral;

– Realização de profilaxia (limpeza) para remoção de placa bacteriana;

– Aplicação de flúor para prevenção da cárie;

– Orientações ao paciente sobre os cuidados básicos de higiene bucal (pois a não utilização da escova, da pasta e do fio dental, ou o seu uso incorreto elevam os riscos de surgimento da doença periodontal e das cáries).


O IOS também tem disponível a inovadora tecnologia do check-up odontológico digital, que aumenta em até 60 vezes as imagens captadas no interior da boca, por meio de uma microcâmera de alta precisão, detectando precocemente uma série de quadros odontológicos (saiba mais aqui sobre este exame).

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page