top of page

Veja a importância da saúde bucal e porque não se deve deixá-la de lado





O sorriso influencia significativamente na aparência das pessoas, daí a importância da saúde bucal para compor uma boa imagem. É ela que eleva a autoconfiança, contribuindo para um melhor desempenho no trabalho e impactando o modo como os outros nos vêem, favorecendo as relações interpessoais.


Além disso, o equilíbrio da saúde bucal também está relacionado com a saúde do organismo. Afinal, problemas que começam na boca podem se estender para outros órgãos, gerando complicações expressivas.


Preparamos este artigo a fim de esclarecer a importância de cuidar bem dos dentes, destacando os benefícios que esse cuidado traz para o nosso cotidiano. Continue lendo e entenda como o seu sorriso pode te levar ao sucesso!


A importância da saúde bucal equilibrada


A vida moderna nos impulsiona para diversos compromissos, que tornam a rotina muito agitada. Em função disso, é natural que cuidados essenciais fiquem em segundo plano, como aqueles relacionados à saúde bucal.


Não podemos, entretanto, esquecer que dentes bem cuidados são essenciais para o equilíbrio orgânico e uma boa imagem. Certamente você já ouviu falar que a saúde começa pela boca, e esse ditado é uma grande verdade. Os problemas bucais não afetam somente a nossa boca (dentes, tecidos gengivais, língua, etc), mas podem ir para outras áreas do nosso corpo.


As bactérias que se proliferam em função de cáries, calculo, gengivite e periodontite podem penetrar na corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como os pulmões e o coração. Além disso, a falta de cuidado traz incômodos e afeta as relações sociais e profissionais, por meio de problemas que interferem no dia a dia, como:


mau hálito;dentes amarelados;cálculo supra ou subgengival (tártaro);inflamações gengivais;cáries.

Também nos acostumamos com problemas estéticos que prejudicam a aparência. Alguns desses problemas são o excesso de tecido gengival, desalinhamentos dentários, desarmonias faciais e desgastes do esmalte.


Tudo isso interfere no aspecto do sorriso, mas alguns podem abalar a saúde bucal, como a erosão dentária e a recessão gengival. Sendo assim, o ideal é consultar-se com um bom especialista para fazer tratamentos e correções.


Os benefícios de cuidar bem do sorriso


Um sorriso bem cuidado é um belíssimo cartão de visitas, que permite maior inserção no meio social. A seguir, listamos alguns dos benefícios alcançados pela boa saúde bucal:


Prevenção de doenças

O ideal é que os cuidados com a saúde bucal aconteçam antes que problemas se manifestem. Medidas preventivas são a melhor opção para mantermos a dentição e os tecidos da boca saudáveis, além do organismo. Dessa forma, evitamos a proliferação de bactérias, o mau hálito, as cáries e mantemos os dentes brancos.


Elevação da autoestima

Uma autoestima elevada é essencial para evitar inseguranças que causam bloqueios em nosso dia a dia. Quando gostamos da imagem que vemos no espelho temos mais coragem para enfrentar desafios, e o sorriso é essencial para isso, pois tem muito destaque na aparência.


Sorriso impecável

Dentes saudáveis são bonitos e compõem um sorriso marcante. Isso traz autoconfiança, permitindo alcançar sucesso naquilo que fazemos. Isso interfere na nossa aceitação no meio social e profissional, minimizando o medo de interações e criando oportunidades de destaque e credibilidade.


Mais qualidade de vida e bem-estar

A importância da saúde bucal também se reflete no bem-estar e na qualidade de vida. Afinal, ela preserva o equilíbrio orgânico e impacta positivamente fatores psicológicos, o que reflete nos demais aspectos, sendo pessoal, social e profissional. Nos sentimos melhores conosco e com o mundo.


É válido destacar que pacientes diagnosticados com câncer precisam de cuidados redobrados com a saúde bucal. Em especial, aqueles que fazem quimioterapia. Esse tratamento reduz a imunidade, aumentando as chances de cáries, inflamações gengivais e nas mucosas bucais.


Agora que você entendeu a importância da saúde bucal, procure não deixar os cuidados com seus dentes para depois. Eles são protagonistas do seu sucesso, pois impactam diretamente sobre a sua imagem, sendo importantes para a sua vida profissional e pessoal. Conte com bons especialistas para alcançar o sorriso que você precisa e deseja!


O que você faz para manter seus dentes bonitos e saudáveis? Deixa um comentário e conte para a gente como você cuida do seu cartão de visitas!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page