top of page

Implante dental bem cuidado pode durar toda uma vida


Unsplash

Implantes exigem cuidados diários, assim como os dentes naturais.


Um implante dental bem feito é algo para toda a vida. Mas, assim como os dentes naturais, essas estruturas também precisam de cuidados e manutenção. São medidas simples, mas que não devem ser negligenciadas por aqueles que querem conservar todo o investimento feito para ter um sorriso completo e bonito.


Anote as dicas:

  • Mantenha em agenda semestral de consultas: esse, aliás, é um conselho que serve para TODAS as pessoas. A remoção periódica da placa bacteriana, feita em consultório odontológico, é essencial para a manutenção da saúde bucal. Além disso, nessas oportunidades, o dentista tem condições de avaliar como está se comportando a unidade dentária implantada e verificar se há alguma anormalidade a ser corrigida.

  • Siga as orientações de limpeza em casa: há quem pense que dentes implantados não exigem o mesmo cuidado de higienização (veja aqui dicas específicas sobre limpeza de implantes) que os naturais. Esse é um grande engano. A nossa boca abriga milhares de bactérias e elas aproveitam qualquer chance para se proliferarem e criar colônias. Quando permitimos que isso aconteça, estamos colocando a saúde bucal em grande risco.

  • -Não fume: existe uma lista enorme de razões para você deixar o cigarro e garantir a osseointegração dos seus implantes e a fixação da sua prótese dentária e a saúde das suas gengivas e demais estruturas que dão sustentação aos dentes estão entre elas.

  • – Use os dentes só para morder e mastigar alimentos: essa parece uma dica óbvia, mas já reparou quantas pessoas têm o hábito de roer as unhas, mastigar a ponta de caneta ou a haste dos óculos, por exemplo? E a ideia de abrir embalagens com os dentes? Se isso põe em risco a estabilidade dos dentes naturais, com os implantes não é diferente!


PRINCIPAIS DICAS PARA UMA CORRETA ROTINA DE HIGIENIZAÇÃO DE IMPLANTES

Adote os modelos de escova indicados pelo seu dentista e escove sempre os dentes após as refeições;

  • Prefira escovas de cerdas macias para não machucar a região;

  • Quem tem implante também precisa usar fio dental. Existem modelos de passa fio especiais para esses pacientes, que são indicados pelo dentista;

  • Tenha cuidado ao escovar a gengiva na região, evitando movimentos bruscos.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page