top of page

Facetas permitem o surgimento de um novo sorriso em poucos dias

O surgimento das facetas é considerado um ponto revolucionário na Odontologia Estética. Também pudera, a técnica permite a construção de um novo sorriso em poucos dias, sem a necessidade de extrações ou intervenções mais invasivas.



Cada vez mais aprimoradas e acessíveis, as facetas estéticas são hoje um procedimento de grande procura no campo da Dentística, junto com os clareamentos dentários. Geralmente, o tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de uma semana ou duas sessões, sendo que numa primeira sessão é feito o preparo dos dentes e os moldes e, em outra, a cimentação definitiva.


É claro que tudo depende do estado geral de saúde bucal do paciente. Levam vantagem aqueles pacientes que não têm problemas crônicos pendentes, como cáries ou doença periodontal (taí mais uma razão para manter em dia as suas consultas periódicas ao dentista).


As facetas podem ser de resina ou de porcelana. Há também a possibilidade de uso das chamadas lentes de contato – material que, de tão fino, parece transparente. A indicação do tipo de faceta a ser usada em cada paciente é feita pelo dentista, mediante o estudo do caso.


A lente de contato muitas vezes é usada para pequenas correções, como fechamento de espaços, pequenos aumentos de comprimento ou largura e arredondamento de ângulos. Já quando o objetivo é a transformação do sorriso, com maior impacto sobre as formas dos dentes em todo o corredor estético do sorriso (área que vai de um canino ao outro), a opção mais indicada costuma ser mesmo a faceta de porcelana.


Muitas vezes, as facetas também são utilizadas para uniformizar a cor de dentições já muito escurecidas e manchadas. Esse é um recurso interessante em casos severos, nos quais o clareamento dentário sozinho teria de ser muito agressivo para oferecer bons resultados.


📷


Por todas essas razões, as facetas têm se mostrado alternativas viáveis e altamente satisfatórias para um número cada vez maior de pacientes. Além de ser uma solução bastante prática e rápida para a reabilitação de sorrisos, o procedimento é reconhecido pelo seu grande impacto na autoconfiança e na autoestima.


O primeiro passo para um tratamento dessa natureza é passar por uma boa avaliação de um especialista no assunto. No âmbito da campanha “Ano Novo, Sorriso Novo!”, o IOS estimula os seus pacientes a agendarem agora em janeiro a sua primeira consulta de rotina do ano, passando pela limpeza profilática e avaliação geral da sua saúde bucal.


Nessa oportunidade, o paciente que pensa em transformar o seu sorriso com a colocação de facetas pode solicitar ao especialista uma avaliação e, se for o caso, a proposta de um plano de tratamento com condições facilitadas para pagamento.


FATORES LEVADOS EM CONTA PARA INDICAÇÃO DE FACETAS

– Necessidade estética;

– Melhorias nas funções mastigatórias;

– Expectativa do paciente;

– Integridade da estrutura dentária existente;

– Condições gerais de saúde bucal.


ETAPAS USUAIS DA INSTALAÇÃO DE FACETAS


📷


1ª Consulta

  • Avaliação clínica;

  • Fotografia dos dentes, do rosto e do sorriso;

  • Radiografias;

  • Moldagem para confecção de modelos de estudo (prévia de como ficarão os dentes) e das facetas provisórias.

2ª Consulta

Preparo do dente e confecção dos provisórios.


3ª Consulta

Cimentação das facetas propriamente ditas.


*O número de consultas poderá consoante situações específicas apresentadas pelo quadro clínico do paciente.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page