Saiba como a estética dentária afeta a autoestima e o bem-estar!


Faz tempo que a preocupação com os dentes deixou de ser apenas uma questão de saúde. Como o sorriso impacta expressivamente a aparência, agora, também há o interesse em cuidar da estética dentária como uma forma de elevar a autoestima e alcançar mais bem-estar.


Ter dentes bonitos e saudáveis traz confiança e segurança, o que impacta as relações interpessoais e até mesmo o sucesso no trabalho. Mas não é preciso nascer com uma dentição perfeita, afinal, existem diversos procedimentos para corrigir imperfeições e alterar características indesejadas.

Neste artigo apresentamos alguns deles a fim de que você descubra como valorizar ainda mais a sua aparência. Continue lendo e descubra como ter o sorriso perfeito que você tanto deseja!


Impacto da estética dentária na autoestima

Não ter cáries, cálculos ou inflamações da gengiva nem sempre é suficiente para garantir um belo sorriso. Isso porque os problemas bucais são muito mais complexos e podem trazer outros tipos de prejuízo, como dentes escurecidos, amarelados, desalinhados, assimétricos e superexposição da gengiva.


Todos esses fatores causam insatisfação com a própria imagem e, mesmo que não haja nenhum sintoma como incômodo, a estética dentária acaba desagradando. Ela prejudica a aparência de um modo geral e, com isso, há uma queda da autoestima e impactos negativos no bem-estar.


Ter uma boa aparência é importante atualmente, afinal, a sociedade exige esse cuidado consigo mesmo e em muitos casos trata-se até mesmo de marketing pessoal. Portanto, a satisfação consigo, o reconhecimento social e o sucesso profissional estão relacionados ao sorriso.


É muito raro alguém ter dentes perfeitos naturalmente. Afinal, durante o desenvolvimento e ao longo da vida eventos e fatores influenciam a saúde e aparência da dentição, afetando-a negativamente. Mas essas características e imperfeições podem ser corrigidas.


Principais procedimentos disponíveis

A seguir explicamos como funcionam alguns procedimentos indicados para valorizar a estética dentária. Veja se algum deles pode trazer os resultados que você espera para o seu sorriso!


Implantes

Um implante dentário consiste em produzir uma raiz artificial e, sobre ela, colocar uma prótese que substituirá um dente perdido. No caso, de perda de todos os dentes, é confeccionada uma prótese aparafusada nos pinos dentro do osso, fixa, não afetando a estética e não causando incomodo ou constrangimento. Por isso, confere mais segurança e tem um acabamento estético muito natural.


Restauração

A restauração visa reconstruir parte de um dente ou a estrutura de um dente quando ela passou por um problema como carie, fratura ou desgaste. Pode ser utilizada a técnica direta (com aplicação de resina sobre o esmalte dentário), ou a técnica indireta (quando é confeccionado um bloco ou coroa de porcelana sobre um dente muito danificado).


Clareamento

O clareamento é uma técnica muito popular da estética dentária. Consiste na aplicação de um produto sobre o esmalte para deixá-lo com uma tonalidade mais clara. É possível eliminar manchas e outras alterações de cor. Pode ser feito no consultório do dentista ou em casa, desde que com supervisão.


Gengivoplastia

Esse procedimento é uma cirurgia plástica realizada nas gengivas com o intuito de deixá-las harmônicas e simétricas. Para isso, é possível remover o tecido que está em excesso, como nos casos de sorriso gengival, remodelar sua borda ou em casos de recessões gengivais, as cirurgias de enxerto gengival são as mais indicadas.


Facetas e lentes

As facetas e as lentes são laminados protéticos muito finos colocados sobre o esmalte dentário na região mais evidente do sorriso. O intuito é corrigir imperfeições ou alterar características como cor, tamanho, formato e espaços (diastemas). A diferença entre elas é o fato de a faceta ser um pouco mais grossa do que a lente.


Aparelhos ortodônticos

Desalinhamentos, apinhamentos, giros, diastemas, mordida cruzada e outras alterações ortodônticas afetam expressivamente a estética do sorriso. Todas elas podem ser corrigidas com aparelhos. Mesmo quem precisa manter sua imagem se beneficia, porque existem alguns modelos estéticos que ficam invisíveis na boca.


Como você viu, existem procedimentos com indicações muito diferentes, então, é importante contar com uma boa clínica odontológica para fazer uma avaliação e definir qual é o melhor tratamento de estética dentária para o seu caso. Assim, você terá a certeza do cuidado com a sua saúde bucal e resultados naturais muito mais satisfatórios.


Descubra qual é o tratamento de estética dentária ideal para você. Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco