• Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco

Equipamento de alta precisão em diagnósticos chega ao IOS

A imagem vista pelo dentista é aumentada em até 60 vezes pelo equipamento.


Está na nossa missão ser “um centro de referência em Saúde Bucal”. Por isso, estamos constantemente atentos aos avanços tecnológicos na área odontológica, encontrando meios de coloca-los à disposição de nossos pacientes de maneira acessível. Dessa forma, o sistema Check-up cam é a mais recente inovação para o cuidado com a saúde bucal aqui no IOS!


O equipamento conta com uma microcâmera utilizada durante o exame, que é capaz de ampliar em 60 vezes as imagens do interior da boca, permitindo diagnósticos imediatos de alta precisão. “É o olhar clínico do especialista ganhando maior potência, para identificar detalhes que podem passar despercebidos ao olho nu”, destaca Marlei Bonella, diretora clínica do IOS.


Além de auxiliar muito o dentista, mostrando o que o olho nu não vê, o sistema dá também ao paciente condições de acompanhar visualmente o estado de conservação dos seus dentes e das suas gengivas, pois tudo é mostrado em um monitor. “Dessa forma, a pessoa tem condição de entender, por exemplo, como age a placa bacteriana e de constatar como a higienização correta faz toda a diferença”, salienta.


A dentista ressalta ainda que toda avaliação diagnóstica serve justamente para que o especialista possa verificar, em um exame clínico, o estado geral da boca do paciente. Além disso, a entrevista de anamnese permite saber mais sobre o quadro geral de saúde e sobre determinadas condições que podem influenciar na saúde bucal.


“É a partir desse somatório de informações que verificamos quais as melhores condutas a serem adotadas em cada caso. Com o auxílio do check-up cam, podemos dizer que as condições de uma avaliação precisa e assertiva são potencializadas ao máximo”, declara.


Conforme ressalta Marlei, após diagnosticar as condições gerais dos dentes e das gengivas do paciente, o dentista pode detectar desde a necessidade de realizar orientações específicas para uma higienização mais eficiente, até à indicação de intervenções mais complexas nas diversas especialidades odontológicas – sempre considerando também a importância dos tratamentos profiláticos, comprovadamente eficientes para prevenir e conter os avanços dos problemas bucais e de suas complicações.


“O plano de tratamento proposto dependerá sempre de cada caso, naturalmente. Em algumas situações haverá, claro, também a necessidade de solicitarmos exames complementares, como as radiografias periapicais e ou tomografias. Mas o check-up odontológico feito com esse equipamento já adianta várias etapas do tratamento e, principalmente, permite a intervenção precoce em problemas ainda em suas fases iniciais, evitando tratamentos onerosos lá na frente”, salienta a dentista.



COMO FUNCIONA O EXAME COM A CHECK-UP CAM

– O Check-up Preventivo Digital é um exame realizado através da captura de imagens por uma câmera intra-bucal de alta definição, que aumenta a imagem em até 60 vezes;

– O paciente vê junto com o dentista as imagens captadas pelo aparelho;

– Além da ampliação e exibição das imagens captadas no monitor, o equipamento registra de 70 a 150 fotos, que poderão ser arquivadas na ficha do paciente, para acompanhamento sobre a evolução do seu quadro clínico;

– Após o exame, o paciente conta um laudo detalhado, mostrando todos os principais indicadores da sua Saúde Bucal;

– Diante do diagnóstico, o dentista, com o seu conhecimento especializado, indica para o paciente quais são as melhores condutas – podendo ou não solicitar exames complementares, o que irá variar conforme cada caso e consoante a decisão do paciente de seguir adiante com o seu plano de tratamento.


EXEMPLOS DE QUADROS QUE A CHECK-UP CAM PODE DETECTAR

– Cáries em estágios iniciais;

– Cáries em locais de difícil acesso ou visualização, como as que se formam nos sulcos dos dentes molares e pré-molares ou as cáries interproximais, que se formam na face de contato entre dentes muito unidos;

– Determinação do nível de profundidade de cáries em estágio avançado;

– Presença de placa bacteriana;

– Cálculo dentário em formação e grau de desenvolvimento do cálculo dentário avançado;

– Trincas e desgastes no esmalte dentário;

– Inflamações gengivais e doenças periodontais;

– Infiltrações em restaurações;

– Infiltrações sob próteses fixas;

– Nível de conservação das restaurações.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

Ligue para o IOS!