Entenda a diferença entre fio e fita dental
Fundamentais para a higienização bucal, ajudando a prevenir a doença periodontal e as cáries, o fio e a fita dental têm sutis diferenças entre si. Sem se atentar para esse pormenor, muitas pessoas acabam desistindo do uso desses assessórios quando não se adaptam a um determinado modelo.
A fita dental é mais fina e achatada. Já o fio tem vários filamentos em formato cilíndrico, caso não seja do tipo monofilamento. Dependendo da característica da arcada, o fio poderá se mostrar mais sujeito a esgarçar e partir durante o uso.
E, como um fio dental desfiando entre os dentes pode ser algo tão incômodo quando a presença de restos alimentares nessas áreas, muitos pacientes acabam por tomar a decisão equivocada de simplesmente abandonar o seu uso. “Isso é um erro enorme”, ressalta a periodontista Marlei Bonella.
Conforme aponta a especialista, “tudo é uma questão de ter a indicação do melhor tipo de produto – fio ou fita – para as características de cada arcada dentária e de receber orientações corretas sobre como usá-los.”
A dentista salienta que tanto a fita quanto o fio dental são eficientes e essenciais para a saúde bucal.
Ela ressalta ainda que existem no mercado diversas marcas de fitas e fios dentais de nylon, encerados ou não e com uma grande variedade de sabores. Embora os preços variem entre eles, a especialista considera importante o paciente testar algumas entre as diversas opções, para poder escolher, com a ajuda do seu dentista, a versão com a qual se sente mais confortável.
“O que não se pode é jamais desistir do uso desses acessórios, que são tão relevantes quanto a escova e a pasta para a saúde bucal. O fio ou a fita dental são itens que se deve levar na bolsa, ter na gaveta do trabalho e estar à mão sempre. Antes das escovações eles são indispensáveis. Se as pessoas se conscientizarem disso, muitos problemas bucais poderão ser evitados e muitos sorrisos serão preservados”, conclui.
Seja usando a fita ou o fio, o paciente deverá sempre buscar fazer movimentos suaves, deslizando sobre a superfície dos dentes, sem causar impactos na gengiva, mexendo suavemente a linha para cima e para baixo, de um lado do dente e depois do outro. A limpeza deve ser feita após todas as refeições, antes de escovar os dentes. A visita semestral ao dentista para limpezas em consultório e cuidados profiláticos complementa as medidas essenciais de cuidado com a saúde bucal.
Comments