top of page

5 dicas de saúde bucal que são essenciais para manter diariamente


Todo objetivo precisa de um esforço para ser alcançado, não é mesmo? Pelo menos a maioria das coisas são assim e ter um sorriso saudável não foge à regra. Não seguir algumas dicas de saúde bucal todos os dias é capaz de causar vários prejuízos.


Portanto, esse é um tipo de cuidado que não pode passar despercebido na sua rotina. Afinal, não estamos falando apenas de vaidade e de ter dentes bonitos, mas de preservar o seu bem-estar e a sua saúde.


Vamos relembrar quais são as atitudes essenciais para o dia a dia? Confira a seguir as sugestões e não abandone nenhuma delas!


1. Tenha mais atenção com a higiene bucal

Todos nós sabemos que escovar os dentes é essencial para evitar cáries, halitose e vários outros problemas relacionados à saúde bucal. Porém, precisamos confessar que nem sempre essa tarefa é realizada com tanta dedicação — pelo menos por algumas pessoas.


Na correria dos dias, algumas "escovadas" são esquecidas ou realizadas sem a devida concentração, o que acaba não cumprindo o objetivo da higiene completa. Sabe aquele dia que a escovação não dura nem um minuto? Então, vez ou outra ele acontece e não é o ideal.


Se você se identifica com essa situação, a dica é redobrar a atenção nesses momentos para garantir a eficácia da sua limpeza oral. Lembre-se de passar por todas as superfícies (incluindo a língua) e de carregar o seu kit de higiene aonde quer que você vá para não ter desculpa.


2. Não esqueça o fio dental

O fio dental é outro passo da rotina bucal que precisa ser feito diariamente. Afinal de contas, ele consegue alcançar espaços que as cerdas das escovas não chegam, sendo a melhor forma de retirar os resíduos que ficam presos entre os dentes.


Por isso, nada de deixar o seu uso no modo "de vez em quando". Pelo menos uma vez por dia utilize o acessório com precisão.


3. Cuide da sua alimentação

Nosso organismo é um sistema que funciona em conjunto. Isso significa que muitas coisas são interligadas e que um hábito ruim é capaz de desencadear várias reações. Não por acaso, sentimos dor de cabeça por um problema que está em outra parte do corpo, entre outros exemplos.


Podemos dizer que tudo isso começa na nossa alimentação, que é a fonte de nutrientes para que todo o resto funcione. A saúde bucal também depende de uma nutrição balanceada e saudável.


Sendo assim, cuide melhor de tudo o que você ingere e dê prioridade para os alimentos naturais e ricos em fibras. Para completar, evite o consumo de doces e açúcares em geral, que são os maiores vilões para os dentes.


4. Reveja os seus hábitos

Seguir as principais regras de higienização e maltratar a sua boca de outras formas não é uma boa ideia. O que isso quer dizer?


Alguns dos seus comportamentos podem sabotar a saúde — e a aparência — do seu sorriso. Por exemplo: fumar, consumir álcool em excesso, roer as unhas, palitar os dentes, entre outros. Ou seja, é hora de rever os seus hábitos!


5. Visite o dentista frequentemente

Essa não é uma dica para manter diariamente, mas não deixa de ser um lembrete que você deve ter sempre em mente. Embora os cuidados caseiros sejam fundamentais, a visita periódica ao dentista é parte de um tratamento completo.


Nessas ocasiões, o profissional faz a terapia periodontal (raspagem supra gengival e a profilaxia, avalia o paciente para identificar se há alguma alteração que precisa ser corrigida. A recomendação é que esse check-up bucal seja feito a cada seis meses.


Todas essas dicas de saúde bucal vão ajudá-lo a garantir uma vida mais tranquila e um belo sorriso. E lembre-se sempre o mais importante é proteger a sua saúde geral de problemas que podem surgir na boca e gerar complicações ainda mais graves. Então, fique atento!


Gostou do post? Para complementar a sua leitura, aproveite para saber ainda mais sobre a importância de fazer check up odontológico regularmente!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page