Conheça 6 dicas essenciais de como acabar com o mau hálito

Atualizado: 17 de Ago de 2019





A halitose é uma condição que incomoda o próprio indivíduo e as pessoas ao seu redor. Afinal, o cheiro ruim na boca interfere nas relações pessoais e profissionais, por isso, quem tem esse problema se interessa por informações que explicam como acabar com o mau hálito.


Ninguém está livre de ter esse problema, porque ele é ocasionado por diversos fatores que incluem higiene bucal inadequada, alimentação, doenças bucais e até mesmo o uso de alguns medicamentos.


Portanto, a halitose não tem idade para acontecer. E, por isso, que preparamos este artigo, apresentando algumas dicas para acabar com o cheiro ruim na boca e manter o hálito fresco e agradável. Continue lendo e veja que isso é possível e nada complicado!


1. Escove bem os dentes e a língua

Os resíduos de alimentos que ficam na boca se deterioram e emitem um odor ruim. Esse cheiro também pode ser causado pela presença de bactérias na cavidade bucal. Então, escovar os dentes após cada refeição é a principal dica de como acabar com o mau hálito.


Mas, os resíduos também se acumulam na língua, formando a saburra lingual. Ela emite um odor fétido e precisa ser removida, para isso, basta escovar a língua todos as vezes que higienizar os dentes, ou utilizar um raspador lingual.


2. Use o fio dental e enxaguante bucal

Alguns resíduos ficam presos entre os dentes em locais onde a escova não alcança. Por isso, a recomendação é a utilização do fio dental sempre antes da escovação dental.

Para alcançar resultados ainda melhores você pode finalizar a higienização com um enxaguante. Tenha o cuidado de escolher um produto que não contenha álcool, porque essa substância resseca a mucosa bucal, causa descamação dos tecidos moles da boca e inibição das glândulas salivares, o que resulta na diminuição da produção de saliva.


3. Beba bastante água

Manter a hidratação orgânica é essencial para deixar o hálito fresco, porque garante a qualidade da saliva. Sua composição precisa estar equilibrada para que ela não deixe a boca ácida e faça a proteção e limpeza natural dos dentes, que são suas funções.


Além disso, é preciso que o fluxo salivar esteja adequado para evitar a boca seca (xerostomia). Quando isso acontece, o odor do hálito fica ruim, porque a mucosa bucal não é higienizada corretamente, o que favorece a proliferação das bactérias.


4. Evite ficar muito tempo sem comer

Quando ficamos muito tempo sem comer isso leva à hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). O organismo reage queimando gordura para preservar a glicose e, nesse processo, acontece a liberação de ácidos graxos.


Eles são liberados por meio das trocas gasosas realizadas pelo pulmão, mas como o seu odor não é muito agradável, comprometem a qualidade do hálito, deixando um cheiro ruim na boca. Esse processo acontece naturalmente pela manhã, mas ao longo do dia traz prejuízos para as relações interpessoais.


5. Mantenha uma alimentação saudável

Quem deseja acabar com o mau hálito também precisa manter uma dieta balanceada. Um cardápio mal elaborado pode causar halitose, em função das alterações que algumas substâncias provocam no organismo e na boca. Os alimentos gordurosos, por exemplo, aumentam a acidez bucal.


Mantenha uma dieta nutritiva e diversificada, moderando o consumo dos diversos grupos alimentares e evitando o excesso de proteínas. Além disso, não se esqueça da necessidade de fazer uma boa higienização bucal após cada refeição, principalmente se você tiver ingerido açúcares, amidos, carboidratos e outros alimentos que naturalmente prejudicam o hálito, como: alho; cebola; chocolate; queijo; azeitona; condimentos ;embutidos; repolho; couve-flor; sardinha; brócolis.


6. Trate os problemas bucais

Lembre-se de que problemas bucais como cáries, cálculos, gengivite e infecções também prejudicam o hálito. Por isso, é essencial fazer visitas regulares ao dentista para tratar essas condições e adotar medidas preventivas.


O profissional também dará outras dicas de como acabar com o mau hálito para que você mantenha sua boca fresca. Você se sentirá melhor consigo mesmo sem constranger a si ou quem está ao seu redor, favorecendo suas relações pessoais e a sua rotina no trabalho.


Cuidar bem da boca é essencial para evitar halitose e outros problemas. Veja neste artigo a importância de manter o equilíbrio da saúde bucal e os benefícios que isso traz.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco