Cuidados com a saúde bucal dos bebês


Os bebês demandam uma série de cuidados para que se desenvolvam de forma saudável, o que inclui a atenção com a saúde bucal. Nessa fase, os pais são responsáveis por garantir o zelo com o sorriso dos pequeninos.


São os adultos que precisam seguir uma rotina de higienização dos dentinhos dos filhos, levá-los para consultas e incentivá-los de forma positiva por meio do exemplo.


A construção de bons hábitos de saúde bucal desde pequeno contribuirá para que a criança se torne um adulto disciplinado, que faz a escovação correta, visita frequentemente o dentista e adota todos os cuidados necessários para manter o sorriso saudável.


Durante a gestação

O primeiro cuidado deve ser tomado quando a criança ainda está na barriga da mãe. É recomendado que a mulher vá ao dentista assim que souber que está grávida.


A saúde bucal da mãe é muito importante para o desenvolvimento do bebê, principalmente nos três primeiros meses de gestação, e deve dar continuidade ao acompanhamento odontológico durante toda a gravidez.


Ou seja, no primeiro mês já deve ser agendada a primeira consulta de acompanhamento, avaliação dos dentes e da saúde da gengiva, assim como adotar cuidados na higienização dos dentes e dieta saudável.


Depois, acompanhamento periodontal no segundo trimestre e também no sétimo ou no oitavo mês de gestação.


Quando a mulher está grávida, ela passa por alterações hormonais que vão causar inflamações gengivais e essas inflamações, se não tratadas, podem evoluir para doença periodontal (doença na gengiva e osso que protegem o dente), podendo levar ao nascimento de bebês com baixo peso e prematuro.


A abordagem dentro do que é seguro para o bebê reduz riscos de transmissão de bactérias e infecções entre mãe e filho após o nascimento.


Iniciando na higienização

Desde a primeira amamentação, é necessário que os pais façam a higienização da cavidade bucal do bebê para retirar os resíduos do leite.


A limpeza deve ser feita com gaze umedecida em solução preparada com uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes diluída em um copo de água filtrada. Esse cuidado deve ser adotado sempre após o pequenino mamar ou tomar mamadeira.


A higienização também deve ser feita sempre antes do bebê adormecer.


Crianças não devem dormir com a boca suja pois, ao dormir, a boca permanece fechada e há redução na produção de saliva, o que aumenta a proliferação de bactérias e pode resultar em infecções bucais.


Dentes de leite

Assim que surgem os primeiros dentes decíduos, conhecidos como "dentes de leite", os pais devem iniciar a escovação. Isso ocorre por volta do sexto mês.


A escovação deve ser feita ao menos três vezes ao dia, após toda alimentação realizada pelo bebê e, principalmente, antes de dormir. Os itens utilizados, como escova e creme dental, devem ser desenvolvidos especificamente para a faixa etária da criança.


Em paralelo, a alimentação deve ser balanceada e evitar o excesso de açúcar.


O acompanhamento com um um odontopediatra é fundamental para orientar os pais sobre a forma correta de higienização e identificar qualquer alteração que possa vir a surgir.


Já programou o acompanhamento do seu bebê? Agende sua consulta pelos telefones 3225-0288, em Vitória, e 3241-3921, na Serra.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter: