Correção de dentes apinhados favorece a higienização

Dentes mal posicionados são um convite às cáries e aos problemas gengivais. Corrigir o alinhamento dentário, por meio do tratamento ortodôntico, não é só uma questão de estética. É uma questão de saúde bucal!

Quase todos sabem que, em geral, a mastigação fica comprometida quando a pessoa tem arcadas desalinhadas, podendo trazer imensos prejuízos para a saúde. Mas o que muita gente ignora é que esses desalinhos também ameaçam a higiene dos dentes e das gengivas, mesmo entre os pacientes mais zelosos.

Quando os dentes estão mal posicionados, a escovação e o uso do fio dental podem não ser 100% eficazes, por não ser possível acessar regiões onde as unidades estejam apinhadas, por exemplo.

Nessas áreas, a placa bacteriana se forma mais facilmente, abrindo caminho para a gengivite e a periodontite – quadros infecto-inflamatórios que, se não forem cuidados precocemente, levam a diversas complicações, como sangramento e recessão gengival, dor, mal hálito e perda de dentes e de tecido ósseo.

A presença da placa bacteriana também aumenta o índice de cáries entre os dentes apinhados, sendo que, muitas vezes, essas cáries são descobertas já em estágio avançado, por estarem em locais de difícil acesso e visualização.

Acostumada a lidar com esses quadros, a periodontista e implantodontista Marlei Bonella, diretora clínica do IOS, indica também a realização do check-up odontológico digital para esses pacientes.

“Conhecer o verdadeiro estado dos dentes e das gengivas é fundamental para conseguirmos agir de forma rápida e preventiva, quando o problema ainda está se formando. Infelizmente, muitos jovens chegam a perder dentes ou ter que fazer grandes restaurações, por causa de problemas advindos de dentes apinhados”, relata.

Chamam-se dentes apinhados aquelas situações em que um dente nasce total ou parcialmente por cima do outro, em vez de ficarem lado a lado na arcada dentária. Isso é muito comum acontecer com os caninos sobre os incisivos, mas pode acontecer também com outras unidades dentárias. Malformações ósseas na face e questões genéticas podem estar relacionadas a essas ocorrências. Mas fatores ambientais, como o uso de chupetas ou de mamadeiras até muito tarde, o hábito de chupar o dedo e a respiração inadequada também podem ocasionar esse problema.