top of page

Saiba como tratar sensibilidade nos dentes e dê adeus a dor



A sensibilidade nos dentes é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, especialmente durante a fase adulta e a terceira idade. A sensação de dor ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou frias pode variar de intensidade, mas o transtorno pode ser tratado para que os sintomas não prejudiquem o paciente.

Existem várias causas para a hipersensibilidade associada à mudanças de temperatura e a certos tipos de alimentos ou líquidos. Descobrir a origem do problema é o primeiro passo para identificar como tratar a sensibilidade nos dentes.

Quer saber mais sobre a prevenção, o tratamento e o alívio dos sintomas? Acompanhe!


O que é a sensibilidade nos dentes?


A sensibilidade nos dentes pode se manifestar de forma suave ou intensa, aumentando gradualmente ou surgindo de repente. Geralmente se manifesta pelo contato com alimentos muito quentes ou frios (como sorvetes ou bebidas com gelo), doces ou substâncias ácidas, como limão ou laranja.

A sensação de desconforto pode estar associada à perda do esmalte do dente ou à recessão gengival. Nos dois casos, a exposição da dentina (camada abaixo do esmalte do dente) é responsável pela dor, e o tratamento dos sintomas depende das causas e do quadro clínico geral do paciente.


Quais são as principais causas?

Existem alguns hábitos comuns que podem agir como gatilho para o surgimento da sensibilidade nos dentes, como:

escovação excessiva ou com muita força;higiene bucal insuficiente;recessão gengival causada por inflamações ou doenças da gengiva; quebra de um dente ;bruxismo (ranger de dentes); consumo de alimentos ácidos; tratamento dentário mal realizado.

Todos esses fatores têm em comum a possibilidade de causar danos graves ao esmalte dos dentes. No caso do bruxismo, por exemplo, a fricção dos dentes causa um desgaste progressivo da camada protetora na superfície (o esmalte), podendo causar desde o aumento da sensibilidade até problemas nas articulações.

Já uma alimentação desequilibrada, com consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidos (como frutas cítricas e refrigerante), pode alterar o pH da boca e corroer o esmalte dentário.


Como tratar sensibilidade nos dentes?

Existem vários procedimentos que podem ser utilizados no tratamento da hipersensibilidade dentária. Os mais comuns são:

  • Aplicação de verniz de flúor

O produto é aplicado nas áreas expostas para reconstituir a camada protetora do dente.

  • Aplicação do flúor em gel.

O flúor aplicado por poucos minutos na superfície dentária é capaz de fortalecer a superfície afetada e aliviar parte da sensibilidade.

  • Aplicação de agente adesivo

O material, que é utilizado para fixar as restaurações, proporciona a impermeabilização do dente e reduz os estímulos que causam a hipersensibilidade.

  • Aplicação de laser

Opções mais modernas, como tratar sensibilidade nos dentes com laser, oferecem alívio e podem acelerar a reconstrução do esmalte.

  • Cirurgia

Quando a sensibilidade está associada à recessão da gengiva, pode haver indicação cirúrgica para corrigir o problema, denomina-se cirurgia de recobrimento radicular. Descobrir como tratar a sensibilidade nos dentes pode representar o fim de uma dor que, em muitos casos, acompanha o paciente por toda a vida.


Por isso, se você sofre com esse problema em maior ou menor grau, não hesite em procurar um dentista para avaliar os sintomas e receber orientações sobre a rotina de higiene ideal para o seu caso.


Buscar auxílio profissional é fundamental para prevenir e resolver diversos problemas que ameaçam a sua saúde bucal, como tratar a sensibilidade nos dentes e evitar cáries e doenças da gengiva.


Quer saber mais sobre os principais vilões do seu sorriso? Confira algumas doenças bucais que você precisa estar atento!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page