É possível sorrir sem mostrar a gengiva? Descubra!



O sorriso gengival é caracterizado pela exposição exagerada da gengiva quando uma pessoa sorri. O problema é mais comum em mulheres e, apesar de não causar prejuízos à saúde bucal, é um fator que pode incomodar esteticamente. Isso porque nem todos se sentem à vontade com essa característica, que afeta a beleza do sorriso.


Se você sofre com esse problema e fica se perguntando se há como sorrir sem mostrar a gengiva de forma exagerada, saiba que há diversos tipos de tratamentos.

Conheça alguns deles agora mesmo!


Botox

A toxina botulínica ou simplesmente, botox, tem sido uma grande aliada para quem tem o sorriso gengival. Essa substância paralisa os músculos e, quando aplicada, relaxa a musculatura, impedindo que os lábios subam demais na hora de sorrir e mostrem muito a gengiva.


Apesar de ser uma boa solução, os efeitos do botox são temporários e duram entre 4 e 6 meses. É uma opção para quem não se sente seguro para fazer uma correção definitiva.


Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico também é uma opção para quem busca formas de sorrir sem mostrar a gengiva. A ortodontia corrige a posição dos dentes e deixa eles nivelados, de forma que elimina a exposição excessiva da gengiva e dente o sorriso harmônico.


Cirurgia plástica gengival

A cirurgia plástica gengival é um procedimento que visa aumentar a coroa dentária e reduzir a exposição exagerada da gengiva.


Para realizar o procedimento, o dentista faz uma análise clínica, periodontal e radiográfica da boca do paciente. Nessa etapa, o profissional identifica a extensão de remoção do osso e gengiva que estão em volta do local que será operado.


Durante a cirurgia, o periodontista remove o excesso de tecido em volta dos dentes com um bisturi, dando o formato harmônico na gengiva Após a remoção, o profissional coloca um "cimento cirúrgico" no local operado para que o sitio cirúrgico tenha uma melhor proteção durante a cicatrização tecidual.


Saiba mais sobre esse tratamento


A cirurgia plástica periodontal não oferece riscos e proporciona bons resultados, desde que seja feita por um profissional devidamente capacitado. O procedimento é rápido e se o paciente seguir as orientações do dentista, o pós-operatório é bastante tranquilo.


Durante as primeiras 24 horas, o paciente não deve consumir alimentos sólidos e nem refeições quentes. Além disso, durante o período de no minimo 7 dias, exercícios físicos estão proibidos. Nos primeiros 3 dias do pós-operatório é preciso ter cuidado na hora da higiene bucal. Por isso, o uso de escovas de dente fica restrito sobre a área operada. E a higienização no local cirúrgico é feita com cotonete embebido no anti séptico bucal, como a clorexidina, evitando o acúmulo de placa bacteriana e promovendo melhor cicatrização.


Como você viu, há diversas formas que nos possibilitam sorrir sem mostrar gengiva de forma exagerada. O ideal é que o tratamento seja escolhido de acordo com as causas do problema. Então, somente o dentista pode indicar a melhor opção, depois de uma avaliação criteriosa.

Gostou do post e está buscando uma clínica confiável para realizar um tratamento estético?


Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

Ligue para o IOS!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco