4 dicas infalíveis sobre como limpar aparelho móvel corretamente




Ao contrário do aparelho ortodôntico fixo, que demanda um esforço e um cuidado maiores com a higienização, o removível é muito mais prático. Contudo, não dá para negligenciar a limpeza dessa peça. Mas como limpar aparelho móvel?


É importante que a pessoa entenda como fazer isso, pois o aparelho — formado por uma parte de resina acrílica, além de arcos e fios — fica em contato com a saliva, ou seja, pode acumular bactérias e restos de alimentos, podendo trazer problemas para a saúde bucal, caso seja usado sem ser completamente limpo.


Para ajudar você, reunimos, neste post, 4 dicas infalíveis para deixar o aparelho móvel higienizado. Não perca!


1. Tenha uma escova só para limpar o aparelho móvel

É necessário ter uma escova dental que seja utilizada só para a higienização do aparelho móvel. Você pode, inclusive, optar por uma que tenha as cerdas mais duras a fim de facilitar a limpeza, que deve ser feita com creme dental ou sabão neutro (não utilize outros produtos).

Depois de esfregar a peça, enxágue-a em água corrente fria ou morna. Não utilize água quente, pois pode deformar a resina acrílica.


Depois, você pode secar o aparelho com uma toalha limpa ou com uma toalha de papel absorvente. Caso não vá utilizá-lo após essa limpeza, guarde-o na caixa de proteção só depois que estiver completamente seco.


E aconselhamos pelo menos 1 vez por semana, deixar o aparelho ortodôntico numa solução água sanitária (hipoclorito de sódio) por 30 minutos e depois lavar em água corrente para uma descontaminação mais profunda.


2. Certifique-se de retirar todos os restos de alimento

Apesar de o processo de limpar o aparelho móvel ser mais rápido que o do fixo, não dá para ter pressa nesse momento. Por isso, certifique-se de limpar todos os cantinhos da peça para retirar todos os restos de alimentos, eliminando as bactérias.


Ao final da limpeza com água e creme dental, você pode deixar o aparelho por alguns minutos em uma solução bactericida específica para higienizá-lo por completo. No entanto, converse sempre com o seu ortodontista para que ele oriente sobre o produto correto a ser utilizado para não danificar a peça.


3. Limpe também a caixa do aparelho

Muita gente só se lembra de limpar o aparelho móvel e se esquece da caixa protetora. Então, não deixe de higienizar também esse estojo com água e sabão neutro para que ele não acumule micro-organismos que possam vir a contaminar o aparelho móvel e, consequentemente, seu sorriso. Isso porque, se ele estiver sujo, pode causar mau hálito e infecções, como cárie e gengivite.


4. Realize a limpeza bucal completa antes de colocar o aparelho

Você retira o aparelho móvel para se alimentar, certo? Então, antes de colocá-lo de volta, faça a higienização bucal completa, inclusive com o uso de fio dental, para evitar que o aparelho retenha os restos de sujeira e possa acumular bactérias.


Além de limpar aparelho móvel corretamente, é fundamental tomar alguns cuidados para que a peça não fique danificada. Por isso, evite deixá-la cair e guarde-a na caixa própria (e não em um guardanapo) para não correr o risco de perdê-la. Além disso, retire sempre o aparelho para se alimentar e passe nas consultas periódicas com o ortodontista para acompanhamento e manutenção.


Gostou do nosso post? Então, você vai gostar de saber mais sobre o aparelho Invisalign em Vitória e por que optar por esse tratamento!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco