Check-up odontológico: saiba quando fazer e qual a importância



Você cuida da sua saúde bucal como deveria? Além de escovar os dentes e passar o fio dental após as refeições, também faz o check-up odontológico? Muita gente não visita o dentista periodicamente (a cada seis meses) e, assim, acaba por negligenciar a prevenção.

Ignorar esse tipo de avaliação pode causar graves consequências à saúde da boca e do corpo, em geral. Isso porque somente o dentista está apto para verificar se está tudo bem com a sua boca ou se é necessário realizar algum procedimento para evitar problemas no futuro.

Se você se viu nessa situação, não deixe de ler este conteúdo. Os principais benefícios do check-up odontológico estão listados abaixo. Confira!


Detecta problemas orais com antecedência

Assim que você senta na cadeira, o seu dentista avalia cada recanto da boca e dos dentes para garantir que tudo está devidamente saudável. Com isso, ele pode detectar cáries e alterações gengivais — um diagnóstico precoce pode evitar procedimentos extensos, cirurgias dolorosas e a remoção desnecessária de alguns dentes. Sem contar que também é possível detectar sinais de câncer de boca, que pode ser combatido com eficiência se identificado cedo.


Previne a gengivite

A gengivite é uma enfermidade bastante comum e é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes levando a inflamações nas gengivas. O não tratamento dessa doença pode agravar a inflamação e atingir os ossos que envolvem e dão suporte aos dentes, a periodontite, que, por sua vez, pode causar a perda dos dentes.. Esses dois quadros infecciosos são doloridos e causam incômodo frequente, por isso, nada como um check-up odontológico semestral para evitar problemas.


Felizmente, é possível manter os dentes naturais até o fim da vida, desde que bem cuidados. Mais um bom motivo para marcar a sua consulta periódica.

Além disso, quase toda visita inclui uma limpeza. Se não houver placas calcificadas, o procedimento será simples e indolor, com raspagens na superfície dos dentes, rente à gengiva, para a remoção de restos de comida e outras impurezas.


Contribui para o bem-estar geral do paciente

Por incrível que pareça, o excesso de bactérias na boca pode causar doenças cardíacas e tromboses. Ou seja, sua condição bucal pode trazer consequências positivas ou negativas para o seu organismo.


Sabia que uma simples dor de dente pode refletir em enxaquecas ou dores no ouvido? Não brinque com o seu bem-estar e visite o seu dentista.


Permite o diagnóstico de halitose

Durante a consulta, a percepção do mau hálito, por exemplo, acontecerá a partir da primeira abertura de boca, o que ajuda muito o paciente, pois muita gente não nota que tem esse problema, e as pessoas próximas não costumam falar a respeito. Ao detectar o quadro, o dentista fará uma avaliação minuciosa para tentar encontrar a raiz do problema, como limpeza bucal superficial, saburra lingual, presença de placa bacteriana ou infecções etc.


De acordo com a condição detectada, o odontologista fará alguns procedimentos para garantir um sorriso ainda mais bonito e saudável. Os mais comuns são aplicação de flúor preventivo e orientação sobre alimentação e higienização (técnicas de escovação).


Ao seguir todas as recomendações corretamente, o efeito será de limpeza e frescor por tempo prolongado. A halitose e a gengivite jamais farão parte da sua rotina e você poderá seguir tranquilo com a saúde bucal em dia.


Por fim, planeje-se e marque o check-up odontológico na sua agenda. Não deixe, no entanto, de escolher clínicas de renome, ou seja, aquelas que contam com equipes de profissionais qualificados para que você seja atendido com eficiência.


O IOS Instituto Odontológico oferece todos os serviços acima e contém um catálogo vasto de procedimentos odontológicos. Conforto, praticidade e inovação fazem parte da nossa rotina. Entre em contato conosco e agende uma avaliação bucal em uma de nossas sedes, que ficam localizadas nos municípios de Vitória e Serra.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

Ligue para o IOS!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco