Descubra como funciona o implante de prótese de carga imediata!



Existem várias modalidades de implante dentário, como os unitários, 2x3, com prótese protocolo, overdenture e também a carga imediata. Todos eles têm a função de substituir dentes que foram perdidos por causa de problemas bucais, doenças, extrações, acidentes ou traumas.


O implante funciona como uma raiz dentária artificial. Ele é uma espécie de parafuso que o implantodontista fixa no osso que retém a arcada dentária, o que deixa a peça totalmente fixa na boca. Ela devolve a funcionalidade para a arcada dentária, além de completar o sorriso melhorando a autoestima.


Os implantes convencionais costumam demorar alguns meses para serem finalizados, mas quando optamos pela carga imediata não é necessário esperar tanto. Quer saber mais? Continue lendo e descubra como funciona esse tipo de implante, quem pode fazer e quais são os benefícios oferecidos.


O que é o implante com carga imediata?


O tratamento com implantes dentários é feito por etapas. Uma delas é chamada de osseointegração. Caracteriza-se pelo tempo de espera para que o osso se regenere e envolva o pino implantado, a fim de fixá-lo para instalar a prótese que substituirá o dente perdido.


A osseointegração demora de 4 a 6 meses para acontecer, o que faz o tratamento se prolongar por bastante tempo. Mas nem todos os pacientes precisam esperar esse processo, pois muitos são candidatos ao implante com carga imediata.


Nessa técnica, o implantodontista instala uma prótese para preencher a arcada dentária no mesmo dia em que o pino é fixado. Ou seja, enquanto a osseointegração acontece, o paciente já está com o seu sorriso completo.


Como esse tipo de implante é feito?


O procedimento para colocar um implante de carga imediata é igual às técnicas convencionais. O profissional solicitará exames de imagem para planejar o tratamento, confecciona a prótese que substituirá o dente perdido e agenda o dia da cirurgia.


Ela é realizada em consultório com anestesia local. Por meio de instrumentos específicos o dentista implanta o pino no osso alveolar e, no mesmo dia, coloca sobre ele uma prótese. Mas ela não é definitiva, e sim provisória.


O paciente sai do consultório com a arcada dentária completa, no entanto, a cicatrização dos tecidos acontece da mesma forma como nos tratamentos convencionais. Por isso, nem todas as pessoas podem fazer a carga imediata, em função do risco de insucesso em alguns casos.


Para quem a carga imediata é indicada?


Como você viu, a diferença entre os implantes convencionais para os de carga imediata está no fato de que não precisamos esperar o período da osseointegração para instalar a prótese. Porém, nem todos podem fazer esse tipo de implante. Para garantir o sucesso do tratamento, é preciso que o pino não se movimente para o osso regenerar.


Sendo assim, a carga imediata é indicada somente para os pacientes que apresentam:

  • uma excelente saúde bucal;

  • tecidos periodontais saudáveis;

  • equilíbrio da saúde orgânica;

  • boa altura e qualidade de ossos;

  • boa largura e quantidade de ossos.


Tudo isso para garantir que será possível utilizar o implante com bom diâmetro, a fim de resistir à carga mastigatória no local operado. Afinal, como explicamos, o pino precisa se manter imóvel, do contrário, o osso não conseguirá se regenerar e envolvê-lo.


Quais são os benefícios do implante com carga imediata?


O sucesso do tratamento com carga imediata depende de uma avaliação criteriosa do paciente e da aplicação da técnica correta por um bom profissional. Quando todos esses fatores estão associados, esse tratamento oferece vários benefícios, como:

  • reposição rápida do dente;

  • menos tempo de espera;

  • agilidade no tratamento;

  • menos prejuízos para a estética;

  • elevação da autoestima;

  • preservação dos dentes adjacentes;

  • facilidade para mastigar;

  • menos dificuldade na higienização bucal;

  • mais segurança para falar e sorrir.

Como o implante com carga imediata não é indicado para todos, é essencial consultar um profissional de confiança e bem qualificado, a fim de fazer uma avaliação criteriosa. Assim você terá certeza se o tratamento pode ou não ser realizado em seu caso e de que as técnicas serão aplicadas corretamente garantindo o sucesso.


Descubra se a carga imediata é indicada para você. Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe para agendar uma avaliação!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco