top of page

Para que serve o botox na Odontologia? Descubra agora!


A cada dia, novas tecnologias são descobertas e aplicadas em todos os segmentos e, inclusive, no ramo da Odontologia, os avanços têm sido constantes. Todas as técnicas possíveis são utilizadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Uma dessas inovações que vêm trazendo melhoria aos procedimentos odontológicos é o botox.


Nesse tratamento que ainda é pouco conhecido, o botox é aplicado no músculo da face para tratar o bruxismo e, até mesmo, o apertamento dos dentes. Tal procedimento melhora tanto a saúde física quanto a mental dos pacientes, que, além de sentirem menos dores, ainda podem contar com uma melhora na estética facial.


Ficou curioso e quer saber mais sobre o botox dental? Continue a sua leitura!


Como funciona o botox nos tratamentos odontológicos?

As ações dos profissionais envolvidos nas rotinas do uso do botox (toxina botulínica) são diferentes para cada um dos procedimentos a serem realizados. Quando a indicação é tratamento de bruxismo ou apertamento, esse produto é injetado no músculo, diminuindo sua ação e causando os desgastes dos dentes e as dores musculares na face. Na parte estética, a toxina botulínica é capaz de harmonizar o rosto do paciente, deixando o seu sorriso muito mais bonito.

Já em pessoas que sintam dor na musculatura facial, o botox é usado para relaxar os músculos e os nervos. Ao ser utilizada nesses tratamentos, a toxina botulínica bloqueia os neurotransmissores específicos, e os desconfortos e as dores são eliminados. 


Para que serve esse tratamento?

O procedimento vem sendo muito usado para tratar alguns problemas de saúde relacionados à área da Odontologia. Veja, abaixo, quais são eles:

  • distonia;

  • assimetria facial;

  • implantes;

  • disfunções da ATM;

  • dores na face.

Nem todas as pessoas que têm os problemas de saúde bucal citados acima podem fazer esse tratamento. Cada detalhe deve ser analisado cuidadosamente pelo dentista responsável, que vai solicitar exames, como radiografias, e, dessa forma, vai saber qual é a melhor alternativa para cada paciente.


Quais são os benefícios que apresenta?

O procedimento que utiliza a toxina botulínica para tratar problemas bucais apresenta muitas vantagens. Veja, abaixo, quais são elas:

  • eleva a autoestima;

  • elimina as dores;

  • melhora a fala;

  • aperfeiçoa a mastigação;

  • evita o desgaste da articulação facial;

  • evita os desgastes dos dentes;

  • aumenta o conforto durante outros tratamentos odontológicos;

  • equilibra os contornos faciais.

São muitos os benefícios obtidos por meio desse tratamento. Portanto, faça uma consulta com um dentista e veja se o procedimento é indicado para o seu caso.


Quais são os cuidados necessários depois de aplicar o botox dental?

Após submeter-se à aplicação da toxina botulínica, é necessário que o paciente siga as orientações do dentista. Entre os cuidados mais indicados, estão:

  • o repouso necessário;

  • as medicações a serem tomadas.

Todas as instruções devem ser seguidas corretamente, pois tais atitudes vão garantir o sucesso do tratamento e possíveis problemas serão evitados.


Enfim, o botox dental é uma ótima opção para tratar problemas bucais. No entanto, saiba que a eficácia do procedimento somente vai ser obtida se você contar com um profissional qualificado, para que o tratamento seja feito de forma eficiente e com um ótimo resultado. O IOS Instituto Odontológico conta com profissionais especializados em tratamentos com toxina botulínica e é a melhor alternativa para você realizar as suas consultas.


Está à procura de profissionais que realizam o tratamento do botox dental? Entre em contato conosco!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page