Atividade física após implante dentário: quando é liberado?



Ter dúvidas se pode ou não praticar atividade física após implante dentário é comum para pacientes fitness.


Isso porque quem gosta de se exercitar não quer ficar muito tempo parado para não perder o pique e os resultados conseguidos com tanto esforço e horas de treino. Claro que não há necessidade de ficar muito tempo longe das atividades físicas, mas alguns dias de repouso são necessários.


Neste post, vamos explicar a importância de seguir o pós-operatório e falar sobre quanto tempo é necessário ficar sem praticar atividade física após a cirurgia de implante dentário. Vamos lá!


Como é a recuperação após a cirurgia de implante dentário?

A cirurgia de implante dentário é um procedimento invasivo que, apesar de não exigir internação, pede alguns cuidados específicos. Como em qualquer tipo de cirurgia, caso o paciente não siga o repouso necessário, pode haver problemas como dores, sangramento e infecções.


Após a cirurgia, o paciente deve ficar de repouso por, pelo menos, um dia (dependendo da extensão do procedimento). Além disso, nos primeiros dias, sua alimentação deve ser baseada em comidas líquidas e pastosas, como caldos e sopas. Os remédios prescritos devem ser tomados, pois, caso contrário, o paciente corre o risco de sofrer com dores e inchaço. No mais, fazer compressas com gelo no local da cirurgia ajuda a minimizar o desconforto.


Fumantes devem evitar o cigarro por um período de vinte (20) dias, respeitando o período de cicatrização, uma vez que ele prejudica o processo de osseointegração e ainda coloca em risco o sucesso dos implantes.

Quanto tempo é necessário para a cicatrização do implante dentário?

O tempo de cicatrização varia de acordo com o local da cirurgia, o tipo de procedimento e os cuidados tomados pelo paciente no pós-operatório. Seguindo as recomendações do dentista, a recuperação é tranquila.


Caso o paciente necessite fazer enxerto ósseo, a neoformação óssea leva, em média, 6 meses. E depois precisa-se de um novo exame radiográfico para planejar as mensurações ósseas para os implantes. Contudo, não precisa se preocupar, pois você não vai ficar sem os dentes na boca durante esse período. Na realidade, o paciente fica com os dentes provisórios — e, após o período de osseointegração — quando forma osso em volta do implante —, os dentes definitivos são instalados.


Depois de quanto tempo posso praticar atividade física após implante dentário?

Na realidade, apenas seu dentista pode responder isso depois de fazer a cirurgia. Mas, geralmente, é recomendado descanso absoluto nas primeiras 48 horas do pós-operatório, ou seja, nada de fazer nenhum tipo de esforço.


Exercícios que exigem esforço moderado podem ser realizados entre 7 e 10 dias após a cirurgia de implante. Esse repouso é necessário porque os exercícios podem romper os pontos, aumentando o tempo de recuperação. No entanto, se você é daquelas pessoas que treina pesado, faz lutas ou corrida, o ideal é pedir orientação do dentista responsável pela cirurgia.


O que achou deste post sobre atividades físicas e implante dentário? Deixe sua opinião nos comentários!

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco