• Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco

Adultos também se beneficiam de terapias com flúor


Estudos mostram que o flúor ajuda a prevenir o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades. Além disso, tratamentos com essa substância beneficiam bastante quem sofre de sensibilidade dentária, podendo ser administrado de várias maneiras pelo dentista, dependendo de cada situação.


Por muito tempo difundiu-se a ideia de que o uso de flúor seria benéfico apenas para as crianças, durante a dentição de leite. Essa importância está comprovada, mas, com o tempo, tem ficado evidente que adultos também se beneficiam de tratamentos preventivos com aplicação periódica de flúor.


Além de serem especialmente indicados para pessoas que têm sensibilidade dentária (quadro que se caracteriza pelo desgaste da superfície do esmalte dos dentes), os tratamentos com flúor podem ser prescritos também nos casos em que a pessoa tenha notadamente especial propensão para o desenvolvimento de cáries.


A contaminação por determinadas bactérias leva alguns grupos de pacientes a terem as chamadas cáries de família, na qual a incidência do problema é comum a indivíduos de um mesmo grupo familiar. Além disso, alguns quadros clínicos tornam pacientes mais propensos ao desenvolvimento de cáries. Entre eles podemos destacar, por exemplo:


– Pessoa que façam uso constante de medicamentos , que diminuem o fluxo salivar e deixam a boca seca ou tenham alguma doença que diminua a salivação;

– Pessoas que tenham recessão gengival ou gengivas “descoladas” dos dentes;

– Pessoas que usam aparelho ortodôntico;

– Paciente em tratamento com radioterapia.


Muitas vezes, o flúor também é utilizado para reparar os dentes nos estágios iniciais e microscópicos do processo cariogênico. Daí a grande importância das consultas semestrais ao dentista (conheça aqui o Corpo Clínico do IOS), pois, conforme já tivemos oportunidade de destacar em outros posts, um pontinho branco no dente pode ser um grande indício do surgimento de uma cárie que, se não for logo contida, evoluirá com todas as complicações a que tem direito (dor, processos infecciosos, etc.).


As terapias com flúor em consultório são rápidas e bastante acessíveis. Essa é uma forma bastante eficiente de fortalecer os dentes e prevenir o problema bucal que mais afeta a população em geral: as cáries.


SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FLÚOR PARA OS DENTES:


– O flúor é benéfico para os dentes devido à sua ação sobre o esmalte dental, conferindo máxima resistência contra as cáries;

– A ingestão de certa quantidade de flúor é importante para a saúde dos dentes e dos ossos. A água potável e os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada constituem significativas fontes dietéticas de ingestão dessa substância. Peixes, carne de frango, frutos do mar, fígado bovino e sopas feitas com ossos bovinos, são exemplos de alimentos considerados fontes importantes de flúor.

– Por outro lado, o uso de suplementos à base de flúor, assim como a sua aplicação tópica diretamente nos dentes é algo que SÓ deve ser feito sob orientação profissional do DENTISTA, pois a ingestão inadequada e o excesso dessa substância pode trazer malefícios à saúde.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

Ligue para o IOS!