top of page

A prevenção do câncer bucal

No último dia 22, foi ao ar na TV Capixaba uma entrevista que me encheu de satisfação. Tive a oportunidade de participar do programa Café com Leite, com o simpaticíssimo apresentador Carlos Leite. Falamos sobre prevenção do câncer bucal, prioritariamente – um assunto que, como ele bem sublinhou, é ainda muito pouco falado, apesar da sua enorme incidência entre a nossa população.


A visão moderna na Odontologia é a da ênfase na prevenção: é mais barato, mais seguro e mais eficaz para a manutenção não só do sorriso, mas da saúde global do paciente.


Daí a minha grande alegria de poder participar do programa e falar sobre o trabalho que temos participado junto ao Grupo Qualidade em Saúde – um pool nacional de dentistas engajados em uma prática diferenciada, focada em um acompanhamento humanizado do paciente, visando uma abordagem preventiva dos problemas bucais. O check-up odontológico digital é uma avançada e assertiva forma de proporcionar isso aos nossos pacientes.


Alguns pontos de destaque:


Riscos do câncer de boca: o Brasil é o quarto país do mundo em incidência do câncer bucal. Esse tipo de câncer também MATA e mutila e, hoje em dia, mais de 80% dos casos são descobertos já em estágio avançado. Quem visita regularmente o cirurgião dentista tem maiores chances de descobrir esse tipo de lesão precocemente, com maiores possibilidades de cura.


Cigarro e álcool: o tabagismo é o principal fator predisponente ao câncer de boca, mas não é o único. O alcoolismo também figura como um fator de risco.


Outros fatores: a predisposição genética, o uso de determinados medicamentos e determinadas condições ambientais também podem aumentar as chances da pessoa desenvolver o câncer bucal.


Prevenção: a melhor forma de prevenir o câncer bucal é visitando o dentista a cada SEIS MESES. Nosso protocolo de atendimento prevê uma atenta avaliação do estado geral dos tecidos da boca (incluindo lábios, língua, palato (céu da boca e mucosas), atentando para qualquer anomalia que possa indicar a presença de uma lesão suspeita. Nesse sentido, o check-up preventivo digital figura como um importante e avançado aliado para diagnósticos precoces e assertivos.



MARQUE SUA AVALIAÇÃO AGORA

VITÓRIA

SERRA

Ligue para o IOS!

Quer dicas da Dra. Marlei para manter sua saúde em dia? Assine nossa newsletter:

bottom of page